Ninguém escapa ao Natal em Gondomar

Natal - dezembro 2018

Em Rio Tinto, a chegada do Pai Natal fez as delícias dos mais novos / Foto: Pedro Santos Ferreira

Desde o início deste mês que Gondomar está imbuído no espírito natalício. São diversas as iniciativas já realizadas, desde a inauguração das luzes de Natal à chegada do Pai Natal a Rio Tinto. Em Fânzeres e São Pedro da Cova houve circo para os mais novos e em Baguim do Monte há um apelo à solidariedade da população.

A Associação das Donas de Casa de Gondomar deu o mote para mais uma época natalícia, no dia 4 de dezembro, com a tradicional inauguração do presépio de Natal nos Paços do Concelho, abrilhantada com a participação do Orfeão de Gondomar.

No mesmo dia, após o pequeno concerto no átrio da Câmara de Gondomar, Marco Martins, edil gondomarense, ligou as luzes de Natal nas principais ruas de Gondomar (São Cosme), com especial destaque para a árvore situada junto ao Largo do Souto.

De resto, o Município está também a dinamizar, em paralelo, a iniciativa Neste Natal Compre + Local, medida de incentivo ao comércio tradicional, em conjunto com o concurso Montra+, uma votação que decorre no Facebook e que visa eleger a melhor montra comercial do concelho. O concurso vai premiar as três montras mais votadas até ao dia 6 de janeiro, data em que encerra também a campanha Neste Natal Compre + Local.

Em Rio Tinto, foi a Junta de Freguesia que surpreendeu a população, no dia 15 de dezembro, com a chegada do Pai Natal, renas e trenó à Quinta das Freiras. O homem rechonchudo, de longas barbas brancas, fato e gorro vermelho fez as delícias dos mais novos durante dois dias e recebeu de braços abertos todos os que fizeram questão de o cumprimentar.

Na freguesia riotintense é também possível visitar a maior exposição de sempre [43] do concurso de Árvores de Natal Solidárias, no Largo do Mosteiro.

Em Fânzeres e São Pedro da Cova, a Junta de Freguesia local tem dinamizado diversas iniciativas pelas escolas deste território. No total, realizaram-se 19 espetáculos circenses nos jardins de infância e escolas do 1.º ciclo, num universo de 1200 alunos.

A par destes espetáculos, tiveram ainda lugar as Festas de Natal do Movimento Sénior, com cerca de 600 participantes, primeiro em São Pedro da Cova e depois em Fânzeres.

A autarquia previu ainda a promoção das tradicionais Oficinas de Natal, para compensar o período de pausa letiva.

Por sua vez, em Baguim do Monte, a Junta de Freguesia mostra-se solidária com os mais carenciados e está a desafiar a população a entregar vestuário, calçado e brinquedos que já não necessite. As peças podem ser entregues no edifício da Junta de Baguim do Monte.

, , , , , , , ,