Noite Branca traz HMB e milhares de pessoas ao centro de Gondomar

Sandra Almeida, vereadora do Município de Gondomar / Foto: Direitos Reservados

Está prestes a realizar-se a 5ª edição da Noite Branca de Gondomar, uma iniciativa da Câmara Municipal, que marca o arranque da Romaria do Rosário. Este ano, no dia 1 de setembro, a aposta na tradição é a principal novidade, por isso o recinto será embelezado com renda artesanal branca, um trabalho que envolveu centenas de gondomarenses. 

A noite mais branca de Gondomar está a chegar. São esperados mais de 80 mil visitantes que vão distribuir-se pelo centro de São Cosme e dividir atenções pelos cinco palcos – mais um face à edição anterior – que a Câmara de Gondomar está a preparar na Praça da República, Av. 25 de Abril, Rua Monte Crasto, Praça do Cidadão e Rua 25 de Abril.

A grande novidade será a aposta na revitalização de uma arte com tradição no concelho gondomarense, a renda, obra delicada, de malha ou tecido aberto, com vários desenhos, feita com linho, seda, entre outros materiais. O desafio do Município às Casas de Juventude alastrou-se com rapidez aos centros de acolhimento de idosos, centros de dia e outras instituições de Gondomar que quiseram associar-se à produção da decoração do recinto.

“A introdução do tema das tradições portuguesas é a grande novidade desta edição. Optamos pela renda porque é uma arte com tradição em Portugal desde o século XVI e conseguimos envolver centenas de pessoas neste grande trabalho. Além disso, voltamos a lançar o repto aos comerciantes e residentes na zona onde se realiza a Noite Branca. Também eles foram desafiados a decorar os seus espaços com rendas brancas”, afirma Sandra Almeida, vereadora da Juventude do Município de Gondomar.

A par da decoração, vão ser muitos os atrativos desta edição, tendo em conta a programação oficial [ver caixa] dos cinco palcos que será completada pela animação itinerante e oferta gastronómica dinamizada por cerca de 60 coletividades de Gondomar.

No total, estão previstas mais de 200 atuações com destaque para o concerto dos HMB e as performances dos DJ’s Mastiksoul e Tiger Lewis no Palco D’Ouro, na Praça da República, junto ao Largo do Souto.

A organização teve também em conta uma das principais críticas das edições anteriores e dobrou o número e casas de banho públicas espalhadas pelo recinto da Noite Branca de Gondomar. Foi também reforçada as parcerias com a STCP e ETG.

“Na edição anterior rondamos as 100 mil pessoas na rua, por isso, queremos tornar este evento uma referência a nível nacional. Nesta noite recebemos pessoas de todos os lugares do Grande Porto, mas queremos antes de mais uma festa construída para os gondomarenses”, afirma a vereadora.

Ao nosso jornal, Sandra Almeida destaca o impacto das coletividades na organização do evento e realça a sua importância “em todo o processo criativo”. “As associações gondomarenses estão envolvidas em tudo, desde a animação, ao dinamismo e oferta gastronómica do evento”, relembra a autarca.

A iniciativa enraizou-se e é já esperada por milhares de pessoas. O facto de marcar a abertura das Festas do Concelho de Gondomar é encarado como uma “responsabilidade acrescida”, sendo, na opinião da vereadora da Juventude, “um excelente ponto de partida para o que aí vem”.

A última chamada de atenção vai para a preferência pela deslocação em transportes públicos até ao centro de Gondomar (São Cosme). Caso os visitantes optem pela viatura própria estão disponíveis parques de estacionamento na zona envolvente, com destaque para o Parque de Merendas do Multiusos de Gondomar, à saída da IC29. 

Programação Noite Branca de Gondomar:
Palco D’Ouro (Praça da República)
22h – HMB
00h – DJ Mastiksoul
2h – DJ Tiger Lewis
4h – Encerramento 

Palco Anos 80 (Av. 25 de Abril – Biblioteca Municipal)
19h30 – DJ MJ
22h30 – DJ Francisco Gil
1h30 – DJ PP
4h – Encerramento

Palco Performances (Rua Monte Crasto)
Atuações entre as 21h30 e 2h45

Palco Eletrónico (Praça do Cidadão)
19h – DJ Tempation
20h30 – DJ Pulso
22h – DJ Kathy
23h30 – DJ’s Deep Brothers
1h – DJ’s Wild Playaz
2h30 – DJ’s Dirty Sound Boys
4h – Encerramento

Palco Tradições (Rua 25 de Abril)
20h – Banda Musical de São Pedro da Cova
20h45 – Roda de Capoeira – Nagô
21h30 – Kantares de Sempre
22h15 – Gestrintuna
23h – Os Lamirés
23h45 – Fados da ARCS Silveirinhos e Orfeão de São Pedro da Cova
1h – New Old Timeless Rock Band
3h – Encerramento

, , , ,