NovaTerra está sediada no Centro Cultural de Rio Tinto

NovaTerra - fevereiro 2018

A associação NovaTerra está sediada no Centro Cultural de Rio Tinto / Foto: Direitos Reservados

A NovaTerra – Associação Cultural Arte e Ambiente já tem sede social, no Centro Cultural de Rio Tinto. A inauguração do novo espaço da coletividade realizou-se no dia 11 de fevereiro.

A NovaTerra, projeto da gondomarense Ana Maria Pinto, inaugurou a sua sede social no Centro Cultural de Rio Tinto, com atuações do Coro da NovaTerra, Mensageiros da Natureza e Allantatou Vocal Ensemble. A atividade arrancou no dia 10 de fevereiro, com a realização de um 1.º ciclo de workshops desta associação.

“Este espaço é muito acolhedor e trabalhamos para que assim fosse. A partir de agora, nestas salas passam a realizar-se os ensaios dos nossos grupos musicais e decorrem também sessões de terapia vocal, consultas de psicologia e terapias não-convencionais, que servem para cuidar a natureza humana, fundamental para cantarmos”, explica a mentora da NovaTerra.

A associação foi fundada em novembro de 2016, com o objetivo de criar “uma ligação emocional à natureza através da música”. “Vivi sete anos em Berlim e quando voltei, em 2012, vi uma mudança cultural em Gondomar. Entretanto, fui desafiada pela Câmara de Gondomar a formar uma associação. Sou cantora lírica e não me imaginava a ter uma associação, mas a verdade é que aceitei e correspondi ao desafio”, diz Ana Maria Pinto.

De acordo com a fundadora da NovaTerra, a coletividade procura “cruzar a música com a educação ambiental” e está direcionado para crianças dos seis aos 12 anos, “porque tem os olhos postos no futuro”.

Durante o primeiro ano de atividade, foram desenvolvidas parcerias com o Projeto 100 Mil Árvores para o Futuro e com o Centro de Educação Ambiental da Quinta do Passal, bem como diversas atividades nas colónias de férias do Município de Gondomar.

Aos gondomarenses, Ana Maria Pinto promete muitas iniciativas públicas e destaca a realização de um concerto de primavera, no final de março, um novo ciclo de workshops, nos dias 17 e 18 de março, e a abertura da colónia de férias na Páscoa.

A NovaTerra apresenta-se como uma ideia inovadora, que reúne numa só esfera a educação ambiental, música clássica e danças africanas, educação artística e terapias. Fazem parte da associação o Coro NovaTerra, a partir dos 12 anos, os Mensageiros da Natureza, dos seis aos 12, e o Allantatou Vocal Ensemble.

Ao Vivacidade, Ana Maria Pinto deixa uma garantia sobre o futuro do projeto: “esta associação não quer ficar por aqui [Gondomar] e estamos sempre abertos a novos contributos”, conclui.

, , , ,