
Nuno Fonseca, presidente da Junta de Rio Tinto / Foto: Arquivo Vivacidade
Até 31 de maio é possível votar no Orçamento Participativo da Junta de Rio Tinto. No total, estão seis propostas a votação.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Junta de Freguesia de Rio Tinto está a promover um Orçamento Participativo que permite aos cidadãos decidir o destino de uma parte (10 mil euros) do orçamento da autarquia riotintense, através de propostas estruturais para a freguesia.
Este ano, estão seis propostas em votação: passadeiras luminosas, parque canino de Rio Tinto, street’art Rio Tinto, Rio Tinto + Saudável, Rede Pública de Bebedouros e um espaço de Convívio e Lazer.
“O que importa é votar e participar. Os Orçamentos Participativos ainda são uma novidade, não há uma grande cultura de participação neste tipo de iniciativas, mas o importante é começar”, afirma Nuno Fonseca, presidente da Junta de Rio Tinto.
O autarca considera que as propostas “não são inéditas”, mas regista o esforço redobrado dos proponentes. “É importante que exista esta dinâmica”, acrescenta.
A votação pode ser realizada somente por riotintenses, através de registo no site do Orçamento Participativo e após validação de elegibilidade através dos serviços da autarquia. No dia 1 de junho será anunciado o projeto vencedor.
“Além da votação, no site é também possível deixar feedback relativamente às outras propostas”, diz Nuno Fonseca.
Refira-se que a proposta vencedora deverá ficar concluída até ao final do ano.