Orfeão de Gondomar festejou 100.º aniversário na Biblioteca Municipal

Orfeão de Gondomar - maio 2017

Elementos da direção do Orfeão de Gondomar / Foto: Pedro Santos Ferreira

O Orfeão de Gondomar promoveu uma sessão solene comemorativa do 100.º aniversário da sua fundação, no dia 29 de abril, no auditório da Biblioteca Municipal de Gondomar.

Após 100 anos a cantar por Gondomar, o Orfeão de Gondomar juntou, no auditório da Biblioteca Municipal de Gondomar, associados e dirigentes para comemorar a efeméride da fundação.

A iniciativa serviu também para distinguir os sócios e coralistas mais antigos do Orfeão, bem como Emiliano Toste, antigo maestro da coletividade, que proferiu uma palestra subordinada ao tema “A polifonia vocal na tradição”.

“O 100.º aniversário desta coletividade só vem confirmar a nossa responsabilidade para com o concelho de Gondomar. Além disso, obriga-nos a ter ainda mais atenção ao futuro”, afirma José Rodrigues, presidente da direção do Orfeão de Gondomar.

Na sessão solene marcaram presença Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, José António Macedo, presidente da União das Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim, e Manuel Pinto, presidente da Federação das Coletividades do Concelho de Gondomar.

De resto, o presidente do Município de Gondomar lançou ao Orfeão um novo desafio, produzir uma monografia que retrate os 100 anos de história da coletividade, disponibilizando para o efeito técnicos especializados da Câmara de Gondomar.

Durante a cerimónia, tiveram lugar três momentos musicais.

“Temos feito um trabalho muito válido com grande sacrifício e empenho”
Ao nosso jornal, Manuel Ferreira, vice-presidente do Orfeão de Gondomar, salienta o percurso “de mérito” da associação cultural fundada a 10 de janeiro de 1917.

“Temos feito um trabalho muito válido com grande sacrifício e empenho. Se não forem instituições como esta a projetar os elementos da nossa identidade local, não existe futuro”, afirmou Manuel Ferreira, que presidiu o Orfeão de Gondomar durante 32 anos.

Refira-se que o Orfeão de Gondomar recebeu, em 1997, a Medalha de Mérito do Município – Grau Ouro. A coletividade conta ainda com diversas participações em Encontros de Coros e Saraus Culturais em Portugal e Espanha.

O Orfeão de Gondomar tem, atualmente, em atividade o Grupo de Cantares Tradicionais “Canto D’Ouro” de Gondomar, o Grupo Coral Sénior, o Grupo Coral Infantil e o Grupo Coral Juvenil.

, , , ,