Ornishow 2015 teve 4800 aves em Covelo

Ornishow 2015

O evento realizou-se no Pavilhão Municipal de Covelo / Foto: Arquivo Vivacidade

O Ornishow Internacional do Douro 2015 realizou-se de 13 a 15 de novembro no Pavilhão Municipal de Covelo. O evento contou com 4800 aves expostas.

O Ornishow, um dos maiores eventos da ornitologia nacional, mudou-se este ano para o Pavilhão Municipal de Covelo. No total, passaram por aquele espaço cerca de 4800 aves, menos 200 em comparação com a edição do ano passado.

Ao Vivacidade, Amílcar Dias, organizador do evento, faz um balanço positivo da edição deste ano mas lamenta a mudança de local imposta pela autarquia. “Por ser mais longe tivemos menos afluência do público porque o pavilhão ficava longe do centro de Gondomar. No entanto, a mudança de local não comprometeu o evento que foi e continua a ser um êxito e a maior prova de aves nacional”, afirma Amílcar Dias em entrevista ao Vivacidade.

O membro do Clube Ornitológico de Gondomar considera também que a realização do próximo Campeonato do Mundo em janeiro, na Exponor, Matosinhos, poderá ter retirado participantes ao Ornishow. “O Campeonato do Mundo retirou-nos a participação de alguns criadores que estão a apostar nessa prova”, sublinhou o organizador.

Amílcar Dias espera “ter um espaço mais digno para as aves” na próxima edição do Ornishow. “Fazemos este trabalho há nove anos e temos projetos para evoluir mas precisamos de melhores condições. Foi-nos proposto pela nossa Federação avançar com a internacionalização do nosso evento mas é necessário um pavilhão mais central, como por exemplo, São Pedro da Cova”, concluiu o ornitólogo.

, , , ,