Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins tem nova temporada de concertos

OPGB - fevereiro 2019

A OPGB está a realizar a sua 4ª temporada regular por Gondomar / Foto: Direitos Reservados

A Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins (OPGB) está novamente em digressão por Gondomar. A nova temporada teve início este mês, na Igreja de Jancido, e passará agora por Melres, no dia 3 de março.

Pelo quarto ano consecutivo, a OPGB está a percorrer o concelho e a levar a música de cordas a diferentes freguesias de Gondomar. A quarta temporada regular começou a 3 de fevereiro, em Jancido, e terá um novo capítulo a 3 de março, pelas 16h, na Igreja de Melres.

“Esta é uma ideia da Câmara de Gondomar, que quer descentralizar a cultura e levá-la aos locais onde não existe tanta oferta. Felizmente tem sido um sucesso, porque em todos os concertos temos tido casa cheia. Já contamos com um público fiel aos nossos espetáculos, que se desloca com a nossa orquestra”, afirma Hélder Magalhães, maestro da OPGB.

O regente da orquestra, natural de Rio Tinto, mostra-se orgulhoso com os músicos que lidera e assume que a qualidade da OPGB “tem-se refletido em cada concerto realizado”.

Para os que ainda não conhecem o trabalho deste conjunto de músicos, há novas oportunidades para assistir ao vivo à primeira orquestra nacional de guitarras e bandolins: 7 de abril, na Igreja de Valbom; 5 de maio, na Igreja Sra. Mãe dos Homens (Capuchinhos); 8 de junho, no Gondomar Jazz.

Ao Vivacidade, António Vieira, diretor artístico da OPGB, admite ainda a possibilidade de atuar na Lomba este ano, a única freguesia de Gondomar onde a orquestra ainda não atuou.

“A temporada regular são cinco concertos. Contudo, não descartámos a hipótese de fazer crescer a digressão para sete concertos num futuro próximo. Agrada-nos verificar que a orquestra tem um grande impacto na sociedade gondomarense e que fomos capazes de descentralizar a música, levando esta arte a todas as freguesias do concelho”, refere o músico.

Recorde-se que todos os concertos da 4ª Temporada da OPGB têm entrada livre. 

Tour europeia em abril e “Pleiades” disponível em streaming
Em abril, a OPGB vai partir na sua primeira tour europeia. Durante cinco dias, entre 12 e 15 de abril, a orquestra vai passar por Luxemburgo, Bélgica, Holanda e França. Esta será a primeira digressão europeia da OPGB.

Por sua vez, este mês foi também anunciada a disponibilização do álbum de estreia, intitulado “Pleiades”, nas plataformas Spotify e Youtube. Passa, assim, a ser possível escutar o primeiro trabalho de estúdio da orquestra de forma gratuita.

, ,