Ourindústria 2017: certame abre portas no dia 30 de março

Ourindústria 2017 - março 2017

A Ourindústria terá lugar no Multiusos de Gondomar / Foto: Arquivo Vivacidade

De 30 de março a 2 de abril, o Multiusos de Gondomar recebe a 19ª edição da Ourindústria, certame profissional dedicado à ourivesaria e joalharia. Ao Vivacidade, José Fernando Moreira, vereador das Feiras, Mercados e Eventos Promocionais, antecipa o evento.

“A Ourindústria é um evento que atrai cada vez mais profissionais dos setores da ourivesaria e relojoaria”, começa por dizer José Fernando Moreira, vereador responsável pela organização do certame dedicado aos setores da ourivesaria, relojoaria, máquinas industriais, metrologia calibrada, mobiliário de ourivesaria e designers. A próxima edição da Ourindústria vai realizar-se de 30 de março a 2 de abril, no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

“Este ano vamos fazer da abertura um dia de trabalho. Desta forma os expositores terão logo uma possibilidade de fazer negócio com os visitantes”, afirma o autarca.

No dia 31 de março, a Ourindústria abre exclusivamente para profissionais do setor e contará com a visita do secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, que visita o Multiusos de Gondomar pelas 19h. Neste dia serão também divulgados os projetos “Portuguese NewBorn”, destinado a jovens criadores, e “Portuguese Jewellery Shapers”, destinado aos ourives fabricantes.

“Queremos associar a produção à utilização das peças. O objetivo é sermos visitados por grandes marcas e designers internacionais para darmos a conhecer as nossas principais potencialidades nestes setores”, afirma José Fernando Moreira.

Para o dia 1 de abril está reservado o Desfile de Jóias, que deverá realizar-se às 21h30, seguido da cerimónia de entrega de troféus que distinguem as melhor montra/stand e a melhor peça inserida no certame. Está também previsto o sorteio de uma peça de ourivesaria para os utilizadores da página de Facebook oficial da Ourindústria.

A iniciativa do Município de Gondomar, realizada em parceria com o CINDOR – Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria e a AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal, encerra a 2 de abril, com abertura ao público em geral das 14h às 20h. A cerimónia de encerramento está marcada para as 18h.

Só é permitida a entrada a maiores de 14 anos, mas existe um espaço recreativo infantil que possibilita a todos uma visita à feira deixando os menores num espaço devidamente acompanhado.

A Câmara Municipal de Gondomar tem um orçamento de 80 mil euros para a realização da Ourindústria 2017. No total, vão estar presentes 72 expositores.

“Vamos procurar divulgar este produto internacionalmente”
A aposta do Município de Gondomar passa também pela internacionalização da Ourindústria 2017. De acordo com o vereador das Feiras e Mercados, este ano, o certame poderá vir a ser divulgado em feiras internacionais do mesmo género. 

Próxima edição já tem data
A Ourindústria 2018 já tem data definida. Segundo José Fernando Moreira, o evento vai realizar-se de 22 a 25 de março.

Programação Ourindústria 2017:
30 de março:
16h – Abertura oficial

31 de março:
10h30 – Reunião do júri dos troféus “Originalidade” e “Inovação/Criatividade”

1 de abril:
21h30 – Desfile de Jóias
22h30 – Cerimónia de entrega de troféus “Originalidade” e “Inovação/Criatividade” + Sorteio de uma peça de ourivesaria

2 de abril:
16h – Entrega de certificados de participação
18h – Encerramento

, , , , ,