Parceria entre Geoclube e CINDOR leva 20 formandos à Polónia

Formandos na Polónia / Direitos Reservados

Formandos na Polónia / Direitos Reservados

O Geoclube (Associação Juvenil de Ciência, Natureza e Aventura) e o CINDOR (Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria) uniram esforços e levaram, em parceria, 20 formandos de vários cursos de Ourivesaria do projeto ‘Erasmus+ Saved from oblivion – Traditional Crafts’ a Lublin, na Polónia.

Entre os dias 11 e 16 de junho, o projeto que surgiu de uma parceria entre o Geoclube, o Polski Instytut Rozwoju e o CINDOR, levou as duas dezenas de formandos à Polónia, com o objetivo de criar uma cooperativa entre jovens formandos e empreendedores de Portugal e da Polónia, com vista a defender artes em vias de extinção.
Durante os dias que passaram na Polónia os formandos tiveram a oportunidade de visitar artífices locais que trabalham o ferro e o barro e também terem formação sobre empreendedorismo e a constituição de cooperativas. Para além disso visitaram um campo de concentração e conheceram uma sobrevivente desse mesmo campo.
Segundo as instituições, a parceria internacional surgiu “num momento em que a empregabilidade juvenil é um problema que é urgente resolver.” “Com esta parceria entre as três instituições pretende-se que os jovens gondomarenses tenham mais e melhores perspetivas de emprego num futuro próximo”, explicam.
Entre os dias 28 de julho e 3 de agosto, 10 formandos da Polónia irão visitar Gondomar, o CINDOR e os artífices da Viagem Medieval em Santa Maria da Feira como forma de trocar ideias e formas de trabalhar com vista à preservação das artes e ofícios tradicionais.

, , ,