Parque das Serras apresenta passaporte

previous arrow
next arrow
Slider

O local utilizado para a realização da apresentação do novo passaporte do Parque das Serras teve como cenário do evento a paisagem natural do anfiteatro da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa.

O evento contou com a presença dos três Presidentes responsáveis pelo Parque das Serras, Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, José Manuel Ribeiro Presidente da Autarquia de Valongo e o Presidente de Paredes, Alexandre Almeida, que por sua vez é o atual presidente da direção do Parque das Serras. Também esteve presente, Luís Pedro Martins, Presidente do Turismo do Porto e do Norte.

O “Passaporte do Parque das Serras” pretende divulgar este território que segundo José Ribeiro, esta área que se encontra situada no Norte de Portugal é um livro aberto de biologia. A iniciativa irá registar 12 visitas com passagens por vários locais, sendo os quais a Sede do Parque das Serras do Porto, o Centro de Educação Ambiental da Quinta do Passal, o Centro Interpretativo da Senhora do Salto, o Centro Interpretativo das Minas de Ouro de Castromil e Banjas, o Museu da Lousa, o Museu Mineiro de São Pedro da Cova e a Oficina da Regueifa e do Biscoito.

Marco Martins destacou no seu discurso que os “6000 km² de território do Parque das Serras é um espaço único no país” e que é importante “saber respeitar a Fauna e a Flora” deste local para que todos possam desfrutar em segurança do património.

O Presidente Luís Pedro Martins, constatou que esta intervenção surge para fortalecer a marca “Parque das Serras do Porto” transformando-o num local apelativo para o turismo Nacional e Internacional. Luís Pedro Martins, aproveitou o momento para anunciar que, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, estará em destaque neste verão no Welcome Center, o Parque das Serras.

O autarca de Valongo, José Manuel Ribeiro, agradeceu todo o desempenho que os Municípios responsáveis têm vindo a desenvolver em prol do património. José Ribeiro referiu que este Passaporte serve “para ativar todo o Território Natural do Parque das Serras”.

Já Alexandre Almeida, constata que “só com um profundo conhecimento do território é o que permite entender este diamante que é o Parque das Serras”, o autarca destacou que o Passaporte é um convite para atrair mais pessoas a este local “mítico”.

Ao preencher o passaporte com todos os carimbos, o associado irá receber uma oferta numa das Lojas de Turismo de Gondomar, Valongo e Paredes. O Passaporte pode ser adquirido num dos locais assinalados para visita. ■

, , , ,