Parque das Serras do Porto recebe apoio do Fundo Ambiental

Parque das Serras do Porto - setembro 2018

O projeto une os municípios de Gondomar, Paredes e Valongo / Foto: Direitos Reservados

O Parque das Serras do Porto vai receber o apoio do Fundo Ambiental, no âmbito da Conservação da Natureza e Biodiversidade. A cerimónia de assinatura dos protocolos teve lugar no dia 18 de setembro, no Parque da Nossa Senhora do Salto, em Paredes. 

O ministro do ambiente, João Matos Fernandes, deslocou-se até ao Parque das Serras do Porto, acompanhado pela secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, com o objetivo de assinar os protocolos do Fundo Ambiental, que servirá de apoio a este projeto intermunicipal que junta os Municípios de Gondomar, Valongo e Paredes.

Em discurso, Matos Fernandes destacou o papel fundamental das autarquias na conservação da Natureza, fruto da mudança de mentalidade e definição das prioridades. “O Parque das Serras do Porto, cujo projeto é hoje contemplado com apoio do Fundo Ambiental, é um dos sinais dessa mudança de mentalidade, numa assunção do papel que as autarquias têm na reconstituição e preservação dos ecossistemas naturais originais”, referiu o ministro do Ambiente.

Antes, Célia Ramos destacou a diversidade da natureza e âmbito dos 16 projetos apoiados pelo Fundo Ambiental, num desafio intergeracional que a todos envolve. “Eles são um exemplo de um ciclo virtuoso que devemos repetir: recuperar, apropriar e cuidar”, destacou a governante.

O projeto da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, que junta Gondomar, Paredes e Valongo, foi apoiado com um financiamento de quase 100 mil euros pelo Fundo Ambiental, referente ao apoio a projetos no âmbito da conservação da Natureza.

, , ,