Parque das Serras do Porto vai integrar Rede Nacional de Áreas Protegidas

Parque das Serras do Porto - junho 2019

Os “Encontros com o Parque” estão relacionados com o Parque das Serras do Porto / Foto: Direitos Reservados

O Parque das Serras do Porto reúne as condições para integrar a Rede Nacional de Áreas Protegidas. A confirmação foi assegurada por Sandra Sarmento, diretora-regional do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas na reta final da 2ª edição dos Encontros com o Parque.

Antes, já Marco Martins, presidente do Parque das Serras do Porto, tinha sublinhado, numa sala cheia na Quinta da Costa, o “grande ativo que está aqui ao lado do Porto” que “vale a pena preservar e tornar acessível a todos”. Para o também presidente da Câmara Municipal de Gondomar, o importante, agora, é “passar a palavra”, porque, como disse, “o parque não é nosso, é de todos vós”.

Já José Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo, encontrou três palavras: emoções, ações e gerações. “É impressionante o poder destas serras, da natureza e da vontade, emoções; andamos a fazer uma coisa que é muito rara, andamos a fazer coisas, ações; e, por fim, acreditem, não é fácil ter gerações e estão aqui várias”, sublinhou o autarca.

A jornada ficou concluída com a passagem do último vídeo da autoria do reputado fotógrafo e documentarista Paulo Ferreira.

, ,