PDM de Gondomar publicado em Diário da República

PDM Gondomar - novembro 2015

O novo PDM foi recentemente publicado em Diário da República / Foto: Arquivo Vivacidade

O novo Plano Diretor Municipal (PDM) de Gondomar foi publicado, a 9 de novembro, em Diário da República.

O mais recente PDM de Gondomar foi publicado em Diário da República a 9 de novembro e entrou em vigor no dia 10. Em comunicado, a Câmara de Gondomar informa que “fica assim concluído um processo de revisão iniciado em maio deste ano”.

O Município dá ainda conta das linhas orientadoras do novo PDM que “divergem significativamente da estratégia adotada há duas décadas”. Segundo a nota enviada à imprensa as mudanças estão relacionadas com o projeto metropolitano do Parque das Serras do Porto, a aposta na construção de parques urbanos e o aumento das zonas industriais. “Os grandes nós rodoviários e linha do metro, por exemplo, passaram a constituir uma realidade que, simplesmente, não existia”, conclui o comunicado.

“Este PDM pode ser revisto nos próximos três anos”

Ao Vivacidade, Marco Martins, presidente da Câmara de Gondomar, reforça a possibilidade de rever o PDM nos próximos anos. “Estamos agora com um regime especial para a regularização das construções ilegais que podem agora ser legalizadas. Este PDM pode ser revisto nos próximos três anos mas vamos já começar a fazer o trabalho de casa para que depois possa ser feita a vontade das reivindicações que não foram atendidas”, refere o presidente.

Para Marco Martins, o destaque do novo documento em vigor assenta na pretensão de garantir qualidade urbanística ao concelho. “O anterior PDM permitia construção sem regras e este reduz drasticamente a capacidade construtiva. Além disso, vamos deixar de ter arranha-céus em Gondomar, tirando situações excecionais”, conclui o autarca.

, ,