Poeta X repete proeza e vence 32.º Concurso de Quadras Populares ao São Pedro

A cerimónia realizou-se no auditório da Junta de Freguesia de S. Pedro da Cova / Foto: Ricardo Vieira Caldas

A cerimónia realizou-se no auditório da Junta de Freguesia de S. Pedro da Cova / Foto: Ricardo Vieira Caldas

O auditório da Junta de freguesia de S. Pedro da Cova acolheu, a 4 de julho, a entrega de prémios do 32.º Concurso de Quadras Populares ao S. Pedro. O vencedor foi, pela segunda vez consecutiva, o Poeta X, emigrante na África do Sul.

“Um concurso que ultrapassou os limites da freguesia”, garante a União das Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova, responsável por mais uma edição do Concurso de Quadras Populares ao São Pedro.  A iniciativa conseguiu, uma vez mais, juntar concorrentes de todo o país, sendo o 1.º classificado natural da freguesia de S. Cosme, atualmente a residir na África do Sul. Ao todo foram apresentados a concurso 375 trabalhos, dos quais 328 de adultos e 47 na categoria sub-18, num total de 83 autores, dos quais 10 apresentaram-se pela primeira vez. Para além do Poeta X, que ficou em primeiro lugar, os vencedores da 32ª edição foram Camélia, em 2.º lugar, e Mara, em 3.º. Na categoria sub-18 a vencedora foi a participante com o pseudónimo de “princesa” [ver caixa].

Na cerimónia, o presidente da UF de Fânzeres e S. Pedro da Cova, Daniel Vieira, saudou o público presente e destacou a forte participação na iniciativa. “Este concurso já ultrapassou as barreiras e os limites geográficos da freguesia, do concelho e do país. Procuramos promover o gosto pela quadra, neste caso concreto, junto dos mais jovens. Queremos sempre contar com a participação da população na vida cultural das nossas freguesias”, lembrou o autarca.

Eugénia Faria, funcionária da União de Freguesias e membro do júri, também discursou na entrega de prémios e confirmou a qualidade dos trabalhos. “Ao júri apraz registar a qualidade dos trabalhos apresentados. Na categoria sub-18 o júri regista com tristeza a fraca adesão das camadas mais jovens a estas iniciativas culturais. Este facto leva a pensar em novas formas e processos de cativar esta faixa etária”, explicou.

No final da entrega de prémios, o júri decidiu homenagear Anabela Cardoso, uma professora na freguesia, vítima mortal num acidente rodoviário ocorrido recentemente.

As Quadras premiadas

1.º Classificado

São Pedro! De Pá e Pica
Vou na rusga p’ra lembrar
Quem com o suor em bica
Fez esta Terra singrar!
Poeta X

2.º Classificado

Há quem faça mil projetos
P’ra ver vidas destruídas
E quem, debaixo dos tetos,
Meu S. Pedro, faça vidas!
Camélia

3.º Classificado

S. Pedro, saias modernas,
Como balões, são engano,
Pois vejo excesso de pernas…
Ou será falta de pano?!
Mara

Categoria Sub 18

1.º Lugar

Quero bailar no São Pedro
Com fulgor na noite inteira.
Sou jovem, não tenho medo
De me queimar na Fogueira.
Princesa

 

, , ,