Polícia Municipal de Gondomar celebrou 15.º aniversário

Artur Teixeira, comandante da Polícia Municipal de Gondomar / Foto: Pedro Santos Ferreira

Artur Teixeira, comandante da Polícia Municipal de Gondomar / Foto: Pedro Santos Ferreira

A Polícia Municipal de Gondomar festejou o 15.º aniversário com a realização do I Trail das Fardas, uma iniciativa desportiva solidária, a 11 de junho, no Parque Tecnológico de Gondomar. Artur Teixeira, comandante da unidade, falou ao Vivacidade. 

Quinze anos após a sua criação, a Polícia Municipal de Gondomar (PMG) comemorou o aniversário da unidade num registo informal, com a organização de uma prova desportiva solidária. O I Trail das Fardas decorreu a 11 de junho, com partida e chegada nas instalações da PMG, sediada no Parque Tecnológico de Gondomar.

A corrida de montanha organizada pela Câmara Municipal de Gondomar e a Associação S4L, em parceria com a Polícia Municipal, reuniu cerca de 300 pessoas com o intuito de apoiar os militares da Guarda Nacional Republicana, Hugo Ernano e José Pinto, que se encontram suspensos e impedidos de exercer a sua profissão auferindo apenas um terço dos seus vencimentos.

Ao Vivacidade, Artur Teixeira, comandante da PMG, mostra-se satisfeito com a “diferente comemoração de aniversário” e admite estar disponível para “repetir o festejo informal no próximo ano, caso a organização do evento assim entenda”.

A propósito do 15.º aniversário, o responsável máximo da unidade policial do concelho destaca o trabalho desenvolvido ao longo de quinze anos na área administrativa de Gondomar no que diz respeito à segurança. “Por vezes as pessoas julgam que somos a polícia da Câmara Municipal de Gondomar, mas o que somos é mais uma força de autoridade que zela pelos bens públicos e que atua exclusivamente no concelho. Não somos uma polícia menor, somos uma polícia que cumpre a sua missão e que está sempre ao serviço dos munícipes de Gondomar”, afirma Artur Teixeira.

O comandante destaca a criação de uma Central Única de Segurança, o reordenamento do sistema orgânico de Proteção Civil, a criação de uma linha verde disponível 24h por dia (800 200 135), o reforço do número de agentes disponíveis e a mudança de imagem da unidade, “aspetos positivos e de valorização do papel da Polícia Municipal”.

“Estamos aqui [Parque Tecnológico de Gondomar] sediados desde 2014 e, desde então, é óbvia a aposta do Município na PMG. Nós queremos corresponder a essa aposta”, prometeu o comandante da força municipal, que destacou ainda a “extraordinária relação estabelecida com as outras forças de segurança e socorro do concelho”.

“Temos reuniões regulares e trabalhamos em conjunto em prol dos nossos munícipes”, concluiu Artur Teixeira.

, ,