Portugal defronta Ucrânia no Europeu feminino de futsal

Sorteio Euro 2019 - dezembro 2018

Ricardinho ditou a sorte de Portugal no Euro 2019 / Foto: Pedro Santos Ferreira

A seleção portuguesa feminina ficou a saber que irá defrontar a Ucrânia na segunda meia-final do Europeu de futsal. A prova será disputada em fevereiro de 2019, no Multiusos de Gondomar.

Portugal vai defrontar a Ucrânia no primeiro jogo da fase final do Europeu feminino de futsal. O destino foi conhecido no sorteio que teve lugar na Casa Branca de Gramido, tendo como convidado de honra Ricardinho, atleta gondomarense e capitão da seleção portuguesa de futsal.

Após sortear também o jogo da primeira semi-final, Rússia – Espanha, o jogador dos espanhóis Inter Movistar, admitiu acreditar que “Portugal pode chegar longe” no Europeu.

“Espero em fevereiro estar de cachecol levantado a cantar o hino e a festejar com elas”, disse Ricardinho.

Por sua vez, Luís Conceição, selecionador de futsal feminino, mostrou-se igualmente confiante para a fase final da prova e considerou Portugal “atualmente a seleção mais forte”.

“Neste momento, acho que somos a seleção mais forte pelo que estamos a construir. As seleções começam a olhar para nós de outra forma. Portugal começa a ser a seleção de topo. Mas não chega ganharmos os jogos e jogarmos bem, passamos o apuramento com alguma tranquilidade, mas nos momentos decisivos temos de estar lá em cima. Temos de vencer”, admitiu Luís Conceição.

Recorde-se que Portugal marcou 25 golos e sofreu apenas um na fase de apuramento, tendo conseguido vitórias frente à República Checa (13-0), Finlândia (3-1) e Sérvia (11-0).

“As quatro seleções que estão nesta fase são equilibradas. Qualquer jogo vai ser equilibrado, os jogos vão decidir-se por pequenos detalhes. Qualquer seleção quer vencer o primeiro Europeu. O equilíbrio vai ser muito grande”, disse Luís Conceição.

Ao Vivacidade, Sandra Almeida, vereadora do Desporto da Câmara de Gondomar, considerou o Euro 2019 uma “alavanca para o crescimento da modalidade”. A autarca lembrou a “grande tradição do futsal” em Gondomar.

“Depositamos toda a confiança na Federação Portuguesa de Futebol, que tem sido um parceiro de excelência nos últimos dois anos. Relativamente à UEFA, vamos trabalhar pela primeira vez em conjunto, mas estamos confiantes de que será um evento de grande sucesso para o desporto português”, conclui.

No dia 15 de fevereiro disputam-se as duas meias-finais da prova. Dois dias depois realizam-se o jogo de apuramento do 3.º classificado e a final, sempre no Multiusos de Gondomar.

, ,