Posto de Controlo e Registo de Pescado abriu nova temporada

Posto de Controlo e Registo de Pescado - fevereiro 2017

O Posto de Controlo e Registo de Pescado abriu nova temporada / Foto: Pedro Santos Ferreira

O Posto de Controlo e Registo de Pescado de Valbom, em Ribeira de Abade, abriu a 1 de fevereiro a nova temporada de pesca. O posto manter-se-á em funcionamento até 30 de abril.

Pela terceira época consecutiva de pesca da lampreia e do sável, o Posto de Controlo e Registo de Pescado abriu nova temporada. A estrutura resulta de uma parceria entre pescadores, Câmara Municipal de Gondomar, Docapesca e Vianapesca. Assim, até 30 de abril os pescadores terão possibilidade de registar a sua atividade em Ribeira de Abade, Valbom.

“A estatística demonstra que tem existido um aumento dos números de registo das capturas. Isto significa que os pescadores estão a procurar cada vez mais este equipamento para registar o que pescam”, explica Carlos Brás, vereador do Desenvolvimento Económico do Município de Gondomar.

Em 2016, entre fevereiro e abril, foram capturadas 3.227 lampreias, número que correspondeu, segundo dados da Vianapesca, a mais de 34 mil euros.

De acordo com o Município de Gondomar, nas primeiras horas de abertura do Posto de Controlo e Registo de Pescado foram já efetuados alguns registos, tendo-se apresentado em Ribeira de Abade, além de pescadores de Gondomar, artesãos de Arnelas e de Avintes, Vila Nova de Gaia.

A infraestrutura possibilita ainda a hipótese dos restaurantes interessados inscreverem-se no Posto de Controlo e Registo de Pescado de Valbom adquirindo o pescado junto dos pescadores.

, , , ,