
O Posto de Registo e Controlo de Pescado já registou cerca de três mil lampreias / Foto: Direitos Reservados
O Posto de Registo e Controlo de Pescado de Valbom registou cerca de três mil lampreias desde a sua abertura, a 13 de fevereiro deste ano.
“Um êxito”. É desta forma que a Câmara Municipal de Gondomar define os dados recolhidos desde a abertura do Posto de Registo e Controlo de Pescado de Valbom, na Ribeira de Abade. Segundo o Município, em causa está um volume de negócios de cerca de 30 mil euros, sendo que nas duas últimas semanas de fevereiro a captura de lampreias era ainda “escassa e centralizada em apenas três embarcações”. No entanto, em março, após a inauguração do ciclóstomo no Douro “as embarcações que efetuaram descargas quadruplicaram”, tendo sido registadas 534 lampreias.
Em abril foi registado o “período mais intenso” com 26 embarcações registadas e 2423 lampreias capturadas. A pesca da lampreia terminou a 30 de abril.
De acordo com o comunicado enviado à imprensa, as condições de descarga e registo de capturas proporcionadas pelo Posto de Registo e Controlo de Pescado de Valbom veio demonstrar o respeito da autarquia por esta atividade sazonal.
Recorde-se que o Posto de Registo é fruto de uma parceria estabelecida entre o Município de Gondomar, a Docapesca e a Vianapesca.