Praia da Lomba: tudo a postos para abertura da época balnear

O Município quer mais praias fluviais no concelho / Foto: Ricardo Vieira Caldas

O Município quer mais praias fluviais no concelho / Foto: Ricardo Vieira Caldas

A época balnear está à porta e no dia 15 de junho chega a Gondomar através da única praia fluvial designada da Área Metropolitana do Porto, a praia da Lomba, que conseguiu a classificação de “excelente” pela Capitania do Porto do Douro.

A praia foi inspecionada no dia 12 de junho pela Capitania, para verificação de todo o equipamento – desde a delimitação da água até à delimitação da zona balnear – e das condições de segurança. A vigilância é também um critério a cumprir e por isso mesmo a “questão da contratação dos nadadores salvadores está também resolvida”, garantiu ao Vivacidade Carlos Brás, vereador do Turismo da Câmara Municipal de Gondomar. De resto, a autarquia já interveio no bar junto à praia, no sentido de o dotar de condições para um serviço mais adequado. “Foi também feita clivagem da areia e o areal está em excelentes condições”, refere Carlos Brás, que confessou ao Vivacidade que não quer falhar nada para que tudo corra bem na abertura da época balnear. “Temos estado a desenvolver todos os esforços em conjunto com a Junta de Freguesia e com a Capitania do Porto do Douro no sentido de ter tudo pronto para no dia 15 ser aberta a época balnear. Houve também uma intervenção na limpeza dos acessos mas temos um projeto para a criação de um novo que permita fazer uma reorganização do trânsito”, acrescenta o autarca.

Município quer designar areais de Melres e Zebreiros como praias em 2015

“A nossa ambição é vir a designar, para já, mais duas praias: a de Melres e de Zebreiros”, indica o vereador.
2015 seria a altura ideal para o fazer mas “a designação já para o próximo ano não é certa porque, segundo Carlos Brás, “para que isso aconteça tem que haver um histórico sucessivo de análises com boa qualidade e têm que ser feitas durante a época balnear, ou seja, no momento em que vai haver mais carga de pessoas é quando a análise tem que ser feita”. “Se no final desta época as análises forem todas positivas no próximo ano entramos com as candidaturas para a designação de praia”, acrescenta.

A primeira recolha das análises foi feita no dia 2 de junho mas não é só na qualidade da água que o vereador pretende ver alterações positivas. O areal de Zebreiros deverá sofrer algumas modificações, nomeadamente na remoção das mesas de pedra instaladas no ano passado pelo anterior executivo que, segundo o autarca, poderão não cumprir alguns requisitos legais. “Está a ser feito um estudo pelo Gabinete de Planeamento e Ordenamento da Câmara, que penso que esteja já em fase de conclusão, da praia de Zebreiros e segundo informações do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (PTM) as mesas estão colocadas em zona de cheia. Logo, mesmo por força legal elas têm que ser retiradas de lá”, conta Carlos Brás.

Quanto ao areal de Melres e à zona envolvente, a Câmara prevê também algumas modificações no que diz respeito ao recondicionamento de trânsito, delimitação de zona de banhos e zona de motas de água e embarcações e uma zona de lazer com relva.

Para este ano, a praia da Lomba será a única designada da Área Metropolitana do Porto e deverá estar pronta no dia 15 de junho, para a abertura da época balnear.

, , ,