Praias fluviais de Gondomar cada vez mais procuradas

Praias fluviais - agosto 2017

Carlos Brás, vereador do Turismo da Câmara de Gondomar / Foto: Pedro Santos Ferreira

As praias fluviais de Zebreiros (Foz do Sousa), Melres e Lomba são cada vez mais um destino balnear atrativo para gondomarenses e não só. Ao Vivacidade, Carlos Brás, vereador do Turismo da Câmara de Gondomar, reforça a “aposta ganha” nestes espaços.  

Em Gondomar, existem três praias fluviais, duas na marginal gondomarense do rio Douro a que deve somar-se a da Lomba, do outro lado do rio. Durante a época balnear, semana ou fim de semana, repete-se o cenário: toalhas estendidas na areia, guarda-sol aberto e o rio ali à beira para refrescar quando o calor aperta.

Os gondomarenses estão em maioria, mas os forasteiros também se destacam pela preferência que dão à temperatura amena da água do rio, em detrimento da água do mar. Animação também não falta e a vigilância está garantida, bem como as infraestruturas de suporte com comida e bebida.

“Hoje em dia as praias fluviais são uma das bandeiras deste Município. Julgo que ninguém tem dúvidas que esta é uma aposta ganha deste mandato e, hoje em dia, estamos referenciados pela qualidade das nossas praias”, afirma Carlos Brás, vereador responsável pelo pelouro do Turismo na Câmara Municipal de Gondomar.

Para o autarca, os espaços têm justificado o investimento da autarquia apesar das situações pontuais de interdição de banhos. “Existem casos pontuais de interdição porque nenhum Município domina os afluentes do rio, logo a qualidade da água transcende-nos. Contudo, existe sempre alguém a zelar pelos banhistas e se a bandeira está vermelha é porque não é aconselhável ir à água e essa recomendação deve ser seguida”, conclui o autarca. 

Projeto para a praia da Lomba custará meio milhão de euros
Ao nosso jornal, Carlos Brás adiantou que o Município está a trabalhar numa “intervenção de fundo” na Praia da Lomba. A medida resulta da aquisição de um terreno adjacente à zona da praia fluvial que permitirá construir um novo equipamento de suporte aos banhistas, com restaurante, esplanada, balneários e que duplicará a área disponível para estacionamento automóvel.

“O custo desta intervenção será de meio milhão de euros, sendo que grande parte deste valor seria suportado por privados, de forma faseada.

Animação prolonga-se até setembro
A animação nas praias tem sido uma constante desde o início da época balnear. Até ao dia 10 de setembro estão programadas diversas atividades nas praias de Zebreiros, Melres e Lomba.

Nos dias 26 e 27 de agosto, a praia fluvial da Lomba vai receber um momento zen com massagens na praia. No dia 27, está prevista uma aula de fitness na praia de Melres, às 10h. Já no dia 1 de setembro, a praia de Zebreiros recebe jogos e insufláveis.

, , , , , ,