Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres comemora 25ª edição

A apresentação realizou-se na Junta de Fânzeres / Foto: Pedro Santos Ferreira

A apresentação realizou-se na Junta de Fânzeres / Foto: Pedro Santos Ferreira

A União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova apresentou publicamente a 25ª edição do Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres a 9 de junho, na Junta de Fânzeres.

O Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres cumpre este ano a sua 25ª edição. A iniciativa teve a sua 1ª edição em 1990, com os objetivos de comemorar o 1.º aniversário da elevação a Vila da Freguesia de Fânzeres, a promoção do gosto pela escrita e, particularmente, da poesia enquanto género literário. Desde então o Prémio afirmou-se no panorama cultural da região e do país e tem contado com centenas de participantes ao longo das últimas 24 edições.

Para comemorar a data redonda, a União de Freguesias promoveu a apresentação pública da próxima edição com a participação de Daniel Vieira, presidente da União de Freguesias, e os ex-presidentes da Junta de Fânzeres José Martins, Ernesto Augusto e Fernanda Vieira, bem como o criador do Prémio, António Pacheco.

“Tive a lata de propor a criação de um Prémio de Poesia e ainda bem que o fiz. Felizmente tive a sorte de contar com o presidente da altura, José Martins”, recordou o fundador do Prémio.

Já Daniel Vieira apontou a 25ª edição da iniciativa como “uma data de afirmação para o Prémio”, que nos últimos anos tem vindo a perder participantes.

“Procuramos dar um novo impulso ao Prémio porque verificamos uma quebra na participação. No entanto, queremos dar continuidade a esta iniciativa e contribuir para a afirmação das tradições de Fânzeres”, ressalvou o presidente da União de Freguesias.

A data limite para a entrega dos trabalhos é até 12 de agosto. O prémio final consiste na publicação em livro da obra premiada, numa edição de 200 exemplares, dos quais 50 reverterão para o autor.

Obras vencedoras em exposição na Biblioteca de Fânzeres
No âmbito da comemoração da 25ª edição do Prémio de Poesia, a União de Freguesias vai promover uma exposição dos 24 livros vencedores, na Biblioteca de Fânzeres. A mostra estará patente de 2 de julho a 12 de agosto e terá uma tertúlia inaugural com a presença de um dos vencedores do Prémio, Boaventura de Sousa Santos, e um momento de poesia.

, , , , ,