Prémio Voluntariado Jovem vai intervir em São Pedro da Cova

Prémio Voluntariado Jovem - fevereiro 2019

Os voluntários vão intervir no campo de jogos do Bairro Mineiro, em São Pedro da Cova / Foto: Direitos Reservados

A 8ª edição do Prémio Voluntariado Jovem Montepio realizou-se no dia 19 de janeiro, no Museu Mineiro, em São Pedro da Cova. Este ano a iniciativa teve como principal alvo o Conjunto Habitacional do Bairro do Mineiro.

Foi no Museu Mineiro de São Pedro da Cova que foram apresentados os quatro projetos das equipas – Topázio, Safira, Rubi e Esmeralda – participantes nesta dinâmica. A equipa escolhida pelo júri nesta edição foi a Safira, constituída por membros do Instituto Madre Matilde da Póvoa de Varzim, com o projeto “De volta ao jogo” que vai promover a remodelação do campo de futebol do bairro com o objetivo principal de construir um espaço de conforto e de diversão para as mais diversas faixas etárias.

Mariana Silva, representante do grupo vencedor, afirmou que neste bairro é necessário “um espaço onde se sintam em segurança, que é algo que não existe”.

Após a decisão de quem subiria ao pódio, Hélder Norinho, do Centro Social do Soutelo, entidade organizadora desta edição, reconheceu que a remodelação do campo de jogos “foi sempre desejada por todos os moradores”, mas que, mesmo com o projeto vencedor decidido, esta dinâmica vai envolver “uma auscultação da população”.  O coordenador técnico acrescentou ainda, em declarações ao Vivacidade, que agora é preciso que “a ideia seja afinada”. “Há este foco, agora precisamos de decidir como olhar este foco”, acrescenta, salientando que “o projeto em si, é a reabilitação daquele espaço”.

Por sua vez, João Queiroz, da Fundação Aga Khan, justificou a escolha de São Pedro da Cova pela “capacidade de atrair os jovens para este tipo de projetos”. “Sentimos que este território correspondia a essa premissa. O facto de existir aqui uma zeladora também pressupõe que a comunidade precisa deste cuidado permanente. Por isso, este projeto terminará na reabilitação do equipamento desportivo, mas é necessário pensar que marca queremos deixar com essa intervenção”, referiu o responsável da Aga Khan.

Recorde-se que o Prémio Voluntariado Jovem Montepio nasceu em 2010 em conjunto com os diversos parceiros como é o caso da Fundação Aga Khan, ADM Estrela – delegação de Lisboa, Centro Social do Soutelo e Associação de Proteção à Infância Bispo D. António Barroso e tem como dinâmica principal potencializar não só o voluntariado jovem, mas também incentivar o trabalho entre entidades públicas e privadas.

, , , ,