Primeira reunião municipal do ano e colocação da primeira pedra

> Francisco Laranjeira e Marco Martins no lançamento da primeira pedra para o Largo de São Brás.

No dia 9 de janeiro, no edifício da Junta de Freguesia de Baguim do Monte, o executivo da Câmara Municipal de Gondomar, em conjunto com o presidente da Junta de Freguesia de Baguim do Monte, Francisco Laranjeira, marcaram presença na primeira Reunião Municipal do Ano.

O tema de início da reunião foi o resumo da tesouraria do município, onde foi abordado a compra de aloquetes a um ginásio realizado pela Câmara Municipal, que no qual a CDU acusou o autarca de não ser transparente na comunicação das suas decisões com o restante executivo da oposição. Marco Martins apenas respondeu que a “contratação é pública” e a documentação se encontra disponível no site do município.

As três primeiras propostas apresentadas na reunião, foram aprovados por maioria, assim ficou aprovado o relatório do plano de gestão do departamento da Proteção Civil, Segurança e Fiscalização para o ano 2020, a Constituição do Fundos de Maneio do Município de Gondomar e a Constituição do Fundo de Maneio da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Gondomar para 2020. A quarta proposta levada à reunião municipal sobre o aumento temporário dos fundos disponíveis para este ano, foi aprovada por unanimidade.

A quinta proposta apresentada corresponde ao Projeto Residências (FORA) 2020/21, que no qual levantou algumas dúvidas por parte da oposição presente na reunião municipal quanto à gestão do montante pedido para o financiamento da companhia de teatro, no entanto a medida foi aprovada por unanimidade.

A proposta apresentada no ponto 7, sobre o projeto “Clubes Mentes Empreendedoras” obteve três votos contra por parte da oposição. No entanto, a medida foi aprovada com a maioria PS. 

Quanto à aprovação dos pontos 8, 9 e 10 que abordam a expropriação de terrenos para fins de utilidade pública, foram aprovados por maioria.  

“Investimento na minha terra, tem de ser tudo aprovado”, constatou Francisco Laranjeira, no seu discurso realizado no final da reunião municipal, o autarca aproveitou o momento e justificou que Baguim é uma freguesia que está a crescer e que está aberta a novas propostas. 

Após a conclusão da reunião autárquica, Marco Martins e Francisco Laranjeira, realizaram o lançamento da primeira pedra da obra do Centro Cívico situada no Largo de São Brás. Que após ter sido enviada para concurso três vezes, está oficialmente em curso. ■

, , , , ,