Procissão encerrou mês de festa no concelho

A procissão chamou milhares de pessoas à rua / Foto: Pedro Santos Ferreira

A procissão chamou milhares de pessoas à rua / Foto: Pedro Santos Ferreira

De 5 de setembro a 11 de outubro, os gondomarenses celebraram as Festas do Concelho. A Feira das Nozes foi encerrada com a procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário e dos padroeiros São Cosme e São Damião.

Milhares de pessoas passaram por Gondomar durante as Festas do Concelho, tradicionalmente designadas por Romaria do Rosário ou Feira das Nozes. A XVI Feira das Tasquinhas, inaugurada a 2 de outubro, voltou a contar com uma adesão significativa repartida por dois fins-de-semana. No total, passaram pelo Mercado Municipal de S. Cosme 26 coletividades que ofereceram aos visitantes iguarias e muito vinho doce.

No mesmo dia, o músico Pedro Abrunhosa chamou 50 mil pessoas para a Via Direcional num concerto único e “imperdível” como tinha prometido aos gondomarenses. Segundo a Câmara de Gondomar, o “espetáculo de música e luz reuniu no Município a maior multidão de sempre em eventos das Festas do Concelho”.

Na noite de 3 para 4 de outubro, os romeiros assistiram à habitual sessão de fogo-de-artifício e, no dia 11 de outubro, saiu à rua a procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário e dos padroeiros São Cosme e São Damião. O cortejo religioso tinha sido adiado no dia 5 de outubro devido às condições meteorológicas e só uma semana depois é que foi realizado. Ainda assim, a procissão não deixou de ser abençoada pela chuva, condição que foi insuficiente para afastar as milhares de pessoas oriundas de Gondomar e de concelhos limítrofes que assistiram à passagem da procissão solene.

, , , , ,