Quinta do Passal tem o primeiro parque de treino canino de Gondomar

4.º Aniversário Quinta do Passal - setembro 2017

O circuito de arborismo foi inaugurado no 4.º aniversário do CEA Quinta do Passal / Foto: Tiago Santos Nogueira

O Centro de Educação Ambiental da Quinta do Passal cumpriu, no dia 12 de setembro, o 4.º aniversário ao serviço dos gondomarenses. A efeméride foi assinalada com a inauguração de dois novos espaços. 

O recinto da Quinta do Passal tem, desde o dia 12 de setembro, data em que se assinalou o 4.º aniversário deste equipamento, o primeiro parque de treino canino de Gondomar e passou também a dispor de um circuito de arborismo.

Assente na promoção do bem-estar animal, na dinamização da convivência entre cães e crianças ou famílias e no treinamento dos animais, o primeiro equipamento vai receber canídeos e detentores de animais, que serão aconselhados sobre a melhor forma de educar os animais para prevenir problemas futuros e usufruir de uma melhor companhia.

“Temos vindo a trabalhar o bem-estar animal em Gondomar. Criamos, por isso, um centro de aprendizagem que queremos dinamizar para incentivar as pessoas a aderir a estas metodologias de treino”, disse José Fernando Moreira, vereador do Ambiente da Câmara de Gondomar, ao nosso jornal.

Também Marco Martins, presidente do Município de Gondomar, salientou a importância do novo serviço da Quinta do Passal. “Esta temática é para nós muito importante e muito querida. A partir de agora, uma vez por mês todos os cidadãos de Gondomar poderão usufruir de dois “workshops” para melhorar o relacionamento entre o animal e o dono”, afirmou o edil gondomarense.

No que diz respeito ao circuito de arborismo, o equipamento de lazer para os mais novos terá uma escalada infantil capacitada para pessoas com deficiência. O percurso está traçado em área de bosque existente na Quinta do Passal, em conformidade com as normas europeias, e conta com um slide de 80 metros e plataformas elevadas a cinco metros da superfície.

“Este é o quarto aniversário da Quinta do Passal e já recebeu mais de 25 mil visitantes. No próximo ano construíremos também um parque infantil, para que as crianças se divirtam, e esperemos que daqui parta, no futuro, um circuito pedonal que ligará esta zona até ao centro de Gondomar (São Cosme), passando por Valbom, Dom Miguel, até ao Multiusos de Gondomar. Desta forma, as pessoas poderão atravessar parte do concelho”, concluiu o autarca.

, , , ,