Quinzena da Economia juntou Expo Gondomar e Ourindústria no Pavilhão Multiusos

Quinzena de Economia - maio 2019

A Quinzena da Economia teve lugar no Multiusos de Gondomar / Foto: Pedro Santos Ferreira

No espaço de 12 dias, o Multiusos de Gondomar foi palco de dois dos maiores eventos realizados pela Câmara Municipal: a Expo Gondomar e a Ourindústria. Ambas as iniciativas atraíram ao pavilhão milhares de visitantes.

A Expo Gondomar decorreu, entre os dias 10 e 12 de maio, no Multiusos de Gondomar. A exposição empresarial voltou a contar com uma representação de todos os setores de atividade do concelho de Gondomar, desde a agricultura até ao comércio e serviços.

A iniciativa, organizada pelo Município, foi inaugurada por Pedro Siza Vieira, ministro Adjunto e da Economia, que fez questão de “testemunhar a vitalidade do concelho”, na cerimónia de abertura da Expo Gondomar.

“Os nossos empresários procuram triplicar, às vezes, quadruplicar, a sua capacidade produtiva. Temos de assegurar que criámos as condições para que estes três anos, os primeiros três anos deste século em que crescemos a este ritmo, não sejam uma exceção, mas apenas a primeira etapa dessa década de convergência e da aposta em recursos humanos cada vez mais qualificado”, desafiou o representante do Governo.

Também Marco Martins, edil gondomarense, reforçou a vontade de apostar “na inovação no concelho”. “Estamos hoje 4ª edição da Expo, com mais de 150 expositores, com uma amostra significativa do que fazemos em Gondomar e que exportamos para todo o mundo. Por exemplo a filigrana, que é um produto certificado e estará em breve catalogado como Património Mundial da Humanidade”, referiu o autarca na apresentação do evento.

Já na nave central do Multiusos de Gondomar e na zona exterior fizeram-se contactos, promoções, ações de divulgação e vários negócios. Do programa constaram ainda diversas conferências, workshops, animação itinerante, concertos, desfile de moda e a eleição da Miss Gondomar.

Recorde-se que, desde 2016, a ExpoGondomar tem procurado retomar o espírito da antiga Agrindústria.

Ourindústria: certame dedicado à ourivesaria encerrou a Quinzena da Economia
Após a Expo Gondomar, teve lugar a 21ª Ourindústria, entre os dias 18 e 21 de maio. A iniciativa de âmbito municipal dedicada ao setor da ourivesaria contou, este ano, com mais um dia exclusivamente dedicado aos profissionais.

O evento, organizado em parceria com a Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP) e Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria (CINDOR), deu, assim, mais um passo no sentido da internacionalização de uma arte tipicamente gondomarense.

“A AORP tem que estar onde se realizam os principais eventos do nosso setor, por isso sabemos que temos que estar aqui, na Ourindústria. Este ano percebemos a existência de várias alterações na dinâmica do setor e apreciamos o trabalho da Câmara de Gondomar na promoção da filigrana, que traz por arrasto a promoção da ourivesaria”, afirma Fátima Santos, da AORP.

Por sua vez, Eunice Neves, considerou que o CINDOR “trouxe ao certame a sua aposta na formação e renovação geracional do setor”. “Queremos que as pessoas percebam a importância da formação, sobretudo no contexto de banca, mas também em todas as áreas de negócio que gravitam sobre este setor, desde a fotografia ao marketing, entre outras componentes. Destacamos também a nossa exposição que tira proveito da tecnologia de realidade aumentada”, refere a diretora do CINDOR.

Para os ourives Arlindo Moura, 31 anos, e Conceição Neves, 43 anos, a Ourindústria confere uma “oportunidade de mostrar aos ourives, distribuidores e público em geral novas peças e novas técnicas de trabalho em filigrana e ourivesaria”.

“Este é um negócio familiar, por isso posso dizer que a minha marca participa na Ourindústria desde a primeira edição, porque foi-me deixada pelo meu pai e avô. Pessoalmente, venho à Ourindústria em trabalho e para ganhar dinheiro”, diz-nos Arlindo Moura, o mais jovem filigraneiro de Gondomar.

Conceição Neves, colega de profissão, vem há Ourindústria há três anos consecutivos “sempre com uma perspetiva inovadora, novos e diferentes produtos”. “Procuro ver a filigrana de outra forma e, felizmente, tenho notado uma grande evolução neste evento. Este ano apostei numa coleção com cristais Swarovski e espero ter um feedback positivo no final do certame”, refere, em declarações ao Vivacidade.

Entre vários momentos marcantes desta edição, destaca-se ainda o tradicional Desfile de Jóias que animou a noite de sábado (18 de maio) e abriu as portas da Ourindústria ao público.

A iniciativa da Câmara Municipal deverá regressar ao Multiusos de Gondomar no próximo ano.

Miss Gondomar eleita e final terá lugar em Gramido
Esta edição da Expo Gondomar voltou a contar com a integração do concurso Miss Gondomar, que elegeu Beatriz Mota como representante do concelho na fase final do concurso Miss Portuguesa 2019, que irá ter lugar a 27 de julho, pelas 21h, na Casa Branca de Gramido.

Ao nosso jornal, Isidro de Brito, responsável pela iniciativa, mostra-se agradado com a “participação de um cada vez maior número de jovens do concelho no Miss Gondomar”. “A aposta foi certa e começa a dar frutos”, conclui.

José Malhoa e a dupla Nelo Silva & Cristiana animaram as noites da Expo
Os músicos José Malhoa e a dupla Nelo Silva & Cristiana, ambos de Gondomar, foram responsáveis por dois concertos gratuitos nas noites da Expo Gondomar. Os espetáculos contaram com uma clara adesão do público.

, , , , , ,