Rancho Folclórico de Jovim venceu Concurso de Presépios da Federação das Coletividades

Concurso de Presépios 2016 - janeiro 2017

A cerimónia de entrega de prémios decorreu no Auditório Municipal de Gondomar / Foto: Pedro Santos Ferreira

O Rancho Folclórico Santa Cruz de Jovim venceu o Concurso de Presépios 2016, iniciativa promovida pela Federação das Coletividades do Concelho de Gondomar. A cerimónia de entrega de prémios realizou-se a 8 de janeiro, no Auditório Municipal de Gondomar.

A Federação das Coletividades do Concelho de Gondomar (FCCG) voltou a premiar os melhores trabalhos do Concurso de Presépios 2016. A cerimónia teve lugar no Auditório Municipal.

O trabalho vencedor desta edição ficou a cargo do Rancho Folclórico Santa Cruz de Jovim, tendo sido premiados outros presépios [ver caixa], além da atribuição de menções honrosas.

A par da cerimónia de entrega de prémios do Concurso de Presépios, realizou-se ainda o tradicional Concerto de Ano Novo que juntou em palco a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins e o Orfeão de Rio Tinto, liderados pelo maestro Hélder Magalhães. Entre os convidados, destacaram-se ainda as presenças de Susana Vale, solista soprano, Sérgio Coelho, pianista, e Artur Caldeira, solista de guitarra.

“A iniciativa é meritória porque envolve toda a comunidade”
Após a entrega de prémios e o concerto de ano novo, Luís Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Gondomar, destacou o momento de homenagem a Alzira Braga, que fez parte da direção da FCCG, e destacou a importância da iniciativa.

“Este concurso é uma iniciativa que defende as nossas tradições cristãs. Quando falamos de presépios, falamos de valores como a família, a partilha, a amizade, a solidariedade e a esperança. Julgo que é isso que este concurso promove também. É uma iniciativa meritória porque envolve toda a comunidade”, referiu o autarca.

Luís Filipe Araújo destacou ainda o “elevado momento musical” protagonizado pela Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins e pelo Orfeão de Rio Tinto.

Premiados do Concurso de Presépios 2016:
1.º lugar (Prémio Alzira Braga) – Rancho Folclórico Santa Cruz de Jovim;
2.º lugar – Grupo Coral Kyrios;
3.º lugar – Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica n.º1 de Gondomar;
4.º lugar – Agrupamento de Escolas de São Pedro da Cova;
5.º lugar – Casa da Juventude de Gondomar;

, ,