Requalificação do Largo de São Brás está em discussão pública

Francisco Laranjeira - dezembro 2018

Francisco Laranjeira junto do projeto do Largo de São Brás / Foto: Pedro Santos Ferreira

O projeto de arquitetura para a requalificação do Largo de São Brás, em Baguim do Monte, está exposto na entrada da Junta de Freguesia local no âmbito do período de discussão pública, aberto a toda a comunidade. Esta fase prolonga-se até ao final do ano.

“Todos os contributos são válidos”, começa por dizer Francisco Laranjeira, presidente da Junta de Freguesia de Baguim do Monte, que é por estes dias um homem entusiasmado com o projeto de requalificação do centro cívico desta freguesia, conhecido como Largo de São Brás.

A vontade de renovar “praça central de Baguim” foi, desde logo, “uma das principais condições que esta candidatura colocou em 2017”, recorda o autarca ao nosso jornal.

Desde então, a ideia ganhou forma, sempre em diálogo com a Câmara Municipal de Gondomar, que irá financiar a intervenção. Entre as principais novidades expressas na maqueta exposta na Junta de Baguim do Monte, é possível perceber a ampliação dos espaços verdes, o redireccionamento do trânsito, a requalificação do espaço envolvente da Igreja Matriz, a criação de casas de banho públicas, a requalificação dos arruamentos envolventes e o reforço de espaços de estacionamento.

“Queremos fazerdo Largo de São Brás o espaço verde que a freguesia já necessitava. Pretendemos que aquele local passe a ser um espaço de referência para quem nos visita e para os que aqui vivem. Alem disso, esta requalificação representa também uma oportunidade de reordenarmos o trânsito naquela zona”, admite Francisco Laranjeira.

O autarca lamenta “o esquecimento a que Baguim do Monte foi votado nas décadas em que o Município foi presidido por Valentim Loureiro”, mas considera que essa condição poderá ser minimizada pelo executivo liderado por Marco Martins, tendo em conta este investimento na freguesia baguinense, “o maior desde há muitos anos”.

“O projeto está em fase de discussão pública até ao final do ano. As pessoas podem vir à Junta de Freguesia apresentar as suas sugestões. Queremos a população envolvida nesta obra, que deverá começar no próximo ano”, conclui o presidente da Junta de Baguim do Monte.

Até ao fecho desta edição não foi possível apurar o valor que o Município pretende gastar com a requalificação do Largo de São Brás.

, , , ,