Restauro da Zorra concluído até novembro

Restauro da Zorra - setembro 2016

Marco Dias, Jerónima Santos, Micaela Santos e Joaquim Dias / Foto: Pedro Santos Ferreira

A Zorra do Museu Mineiro de São Pedro da Cova está a ser restaurada por uma empresa da freguesia. O carro elétrico que transportava o carvão entre São Pedro da Cova e Massarelos vai ser inteiramente remodelado. 

“O restauro da Zorra será completo porque a estrutura estava em muito mau estado. As madeiras utilizadas serão todas novas, mas procuramos ser fiéis à estrutura original”, começa por dizer Joaquim Dias, proprietário da empresa responsável por restaurar a Zorra n.º 53, do Museu Mineiro de São Pedro da Cova.

Ao nosso jornal, o carpinteiro são pedrense, filho de mineiros, mostra-se orgulhoso por ter a “oportunidade de restaurar um dos símbolos históricos da freguesia” e da atividade industrial que ali vigorou até meados dos anos 70 do século XX.

O equipamento está a ser restaurado com madeira de pinho tratado, material certificado, que irá garantir maior resistência da zorra às intempéries.

Jerónima Santos, presidente da Liga dos Amigos do Museu Mineiro, considera a Zorra “uma das peças fundamentais desta atividade industrial, apesar do avançado estado de degradação”. Entretanto, a Liga de Amigos vai continuar a dinamizar novas iniciativas para angariar fundos para a obra de restauro [ver caixa], que deverá ficar concluída até novembro.

Refira-se que a intervenção representa um investimento de 15 mil euros, financiados pela Liga de Amigos, Câmara de Gondomar, União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, Escola Profissional de Gondomar e comércio local. 

A Zorra n.º 53
A viatura de plataforma e caixa aberta, construída em 1932, transportava carvão entre as minas de São Pedro da Cova e a Central Gerador de Massarelos. Em 1960, passa a ser utilizada nos Serviços de Vias e Obras, serviço que efetua até os anos 70 do século XX. Nos anos 90 é cedida ao Museu Mineiro. Sofre um primeiro restauro, em 2003. 

“Rota da Zorra” realiza-se a 9 de outubro
No dia 9 de outubro realiza-se a “Rota da Zorra”, evento solidário com o objetivo de angariar fundos para o restauro da Zorra. A partida terá lugar em frente ao Museu Mineiro de São Pedro da Cova e os participantes terão a oportunidade de pedalar (35km) ou caminhar (8km) por algumas das zonas mais simbólicas da freguesia, incluindo o complexo mineiro.

As inscrições na prova estão abertas e têm um custo de cinco euros por pessoa.

, , , ,