Reticências Produções: empresa audiovisual riotintense entre as melhores a filmar e fotografar casamentos

Pedro e Silvio Pinto fundaram a Reticências Produções em 2006 / Foto: Pedro Santos Ferreira

Pedro e Silvio Pinto fundaram a Reticências Produções em 2006 / Foto: Pedro Santos Ferreira

Em 2006, o fotógrafo Sílvio Pinto fundava em Rio Tinto a Reticências Produções, empresa audiovisual de casamentos. Hoje, com o apoio do irmão Pedro Pinto, a empresa conta com várias distinções internacionais e trabalhos premiados.

E se a história de um casamento fosse contada como um filme de Hollywood? É esta a proposta da Reticências Produções, empresa audiovisual sediada em Rio Tinto e premiada nacional e internacionalmente pelos trabalhos documentais e originais de casamentos que produz. A empresa surgiu em 2006, fundada por Sílvio Pinto, 34 anos, fotógrafo, que mais tarde viria a desafiar o irmão gémeo, Pedro Pinto, a filmar um casamento. “Tremia todo quando via a noiva mas aceitei o desafio”, lembra o responsável pelo vídeo.

Ao Vivacidade, Sílvio Pinto explica o conceito. “Procuramos fazer um trabalho documental porque todos os casamentos têm histórias diferentes e nós tentamos acompanhar todo o processo do dia de casamento, desde os noivos a vestir a roupa até à cerimónia na igreja e festa final”, refere o fotógrafo.

O registo cinematográfico teve, em 2010, uma adaptação pioneira em Portugal, a inclusão de captação de imagens aéreas. A técnica implementada por Pedro Pinto vincou a tendência cinematográfica dos filmes de casamento e trouxe à Reticências Produções um vasto leque de distinções (ver caixa) nas categorias de vídeo e fotografia.“As fotografias e os filmes de casamento são trabalhos para a vida e temos que esforçar-nos para proporcionar momentos especiais aos noivos. As pessoas já conhecem o nosso registo e colaboram sempre connosco”, afirma Sílvio Pinto.

A colaboração dos noivos facilita o trabalho de pós-produção mas é a criatividade que “faz a diferença”. O tempo e a luz são os principais obstáculos nos casamentos, contudo a dupla consegue sempre “dar a volta e arrancar as histórias dos noivos”.

Casamento de Isac e Patrícia / Direitos Reservados

Casamento de Isac e Patrícia / Direitos Reservados

O bom desempenho da empresa já levou os irmãos aos Estados Unidos da América, Canadá, Alemanha, Suíça, França, Espanha, Inglaterra, entre outros países.

A próxima aposta da empresa consiste na mudança de instalações da zona das Areias, Rio Tinto, para a zona do Seixo, junto à Estrada Dom Miguel. “Quisemos melhorar as condições de trabalho e vamos manter-nos por Gondomar porque temos orgulho na nossa terra”, conclui Sílvio Pinto.

Prémios atribuídos à Reticências Produções:

Vídeo:

1.º Lugar – “Best Pilot” no European Event Videographers Association Contest 2014;

2.º Lugar – “Same Day Edit” no Inspiration Awards (5ª e 6ª edição);

Top 15 – European Event Videographers Association;

Top 20 – Videomakers – Inspiration Photographers International 2015;

Foto:

2.º Lugar –BES Photo 2014;

2.º Lugar – International Photography Awards (IPA) 2014;

13 fotos premiadas no Inspiration Photographers Awards – 6ª edição;

, , ,