RunRiver: a nova escola de atletismo de Rio Tinto

RunRiver, Escola de Atletismo de Rio Tinto / Foto: Pedro Santos Ferreira

RunRiver, Escola de Atletismo de Rio Tinto / Foto: Pedro Santos Ferreira

A RunRiver – Escola de Atletismo de Rio Tinto é o mais recente projeto de formação de jovens com vontade de praticar a modalidade. Ao Vivacidade, os fundadores revelam os motivos que levaram à criação de uma “estrutura que desse apoio aos jovens”.

A 15 de setembro deste ano, a RunRiver – Escola de Atletismo de Rio Tinto vai inaugurar oficialmente a sua atividade com o início dos treinos – às terças e quintas, entre as 18h45 e as 19h45 – na Escola Básica Infanta D. Mafalda. O projeto fundado por Avelino Neves, Carlos Tavares, Eduardo Brandão, Paulo Almeida e Rui Pedro Alves, surge da “necessidade de criar uma estrutura que desse apoio aos jovens que gostam de atletismo”, admite Rui Pedro, responsável pela gestão administrativa e financeira da RunRiver.

A ideia surgiu em abril, após uma primeira reunião do grupo ligado à modalidade, e destina-se a crianças e jovens entre os oito e os 14 anos. “Estamos a preencher um vazio em Rio Tinto porque já havia necessidade de criar uma escola de atletismo na freguesia”, adianta Eduardo Brandão, auxiliar do treinador Carlos Tavares.

No primeiro ano a RunRiver – Escola de Atletismo de Rio Tinto prevê acolher um máximo de 15 crianças mas contempla a hipótese de aumentar o conjunto de técnicos para dar resposta a um possível aumento da procura.

A associação espera cativar os adeptos do atletismo com a organização regular de treinos abertos à população, aos sábados, na Quinta das Freiras. Nos objetivos do clube está a formação de uma “equipa de veteranos que possa enveredar por outras vertentes do atletismo”, liderada por Paulo Almeida, vice-presidente da RunRiver.

Entretanto, os três atletas já inscritos vão despertando a curiosidade de quem os vê treinar. Os atletas riotintenses André Pereira e Pedro Ferreira associaram-se ao projeto como padrinhos. A demonstração de carinho orgulha Carlos Tavares, técnico com formação certificada do Instituto Nacional do Desporto e treinador de ambos, pela “ajuda e inspiração que vão dar aos futuros atletas”.

A RunRiver – Escola de Atletismo de Rio Tinto vai ser gerida pelo Centro Social de Soutelo e terá como sede a Escola Martim Fernandes. A inscrição das crianças e jovens tem um custo mensal de oito euros.

, , ,