S. Pedro da Cova recebe terceira Casa da Juventude de Gondomar

Marco Martins inaugurou a Casa da Juventude de S. Pedro da Cova / Foto: Pedro Santos Ferreira

Marco Martins inaugurou a Casa da Juventude de S. Pedro da Cova / Foto: Pedro Santos Ferreira

No dia 9 de maio foi inaugurada a Casa da Juventude de S. Pedro da Cova, junto à igreja da freguesia. Gondomar passa a dispor de três espaços de educação não formal, informação, formação e de ocupação de tempos livres.

A mais recente Casa da Juventude de Gondomar situa-se em S. Pedro da Cova. O espaço que outrora serviu de Junta de Freguesia e posteriormente de Centro Lúdico Municipal, sofreu algumas intervenções e foi requalificado para passar a integrar a rede das Casas da Juventude de Gondomar.

Na inauguração, Marco Martins, presidente da Câmara de Gondomar, mostrou-se satisfeito por dar “nova vida” ao espaço público e colocá-lo ao serviço da população. “De acordo com os Censos 2011, cerca de 26% da população de Gondomar é jovem, o que corresponde a cerca de 44 mil habitantes, num universo de 168 mil habitantes. Por isso temos que fixar a juventude neste território, com a ajuda destes equipamentos”, disse o autarca, perante dezenas de cidadãos.

Em tom de brincadeira, Marco Martins ainda desafiou Daniel Vieira, presidente da União das Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova, para uma partida de Fifa nas consolas de videojogos disponíveis na Casa da Juventude. “Já não jogo há alguns anos, mas deixo o desafio ao presidente da Junta”, brincou.

Daniel Vieira espera que o espaço cative a juventude da freguesia e que seja visitado por todos. “Este é um espaço histórico porque serviu de Junta de Freguesia durante muitos anos e porque serve de espaço de ensaio à Banda Musical de São Pedro da Cova”, lembrou.

Segundo Hugo Raimundo, coordenador do gabinete de gestão das Casas da Juventude de Gondomar, o espaço tem várias valências à disposição da população. “Temos o atendimento aos jovens, um espaço internet de acesso livre e gratuito, uma área didática com jogos e consolas e uma área reservada a atividades manuais e ateliers, no piso superior”, afirma o responsável pelo espaço.

Gondomar (São Cosme) e Rio Tinto também dispõem de Casas da Juventude.

, , ,