Safari Gastronómico assume destaque na XXIV Festa do Sável e da Lampreia

savel destaque

Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, e Carlos Brás, vereador do Turismo, na apresentação oficial do evento

A Festa do Sável e da Lampreia está de volta ao concelho de Gondomar. De 13 de fevereiro a 15 de março, as duas iguarias gondomarenses são as protagonistas num vasto programa gastronómico que conta, este ano, com algumas novidades.

São já 24 edições que dão ao sável e à lampreia um destaque na gastronomia gondomarense por esta altura do ano. A apresentação oficial, este ano, foi a 13 de fevereiro na Ribeira de Abade, junto ao rio Douro, numa tenda montada para o efeito e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, do vereador do Turismo, Carlos Brás e de várias dezenas de personalidades e instituições convidadas.
Para além do concurso ‘Lampreia à Bordalesa e Sável Frito’ e do fim-de-semana Gastronómico ‘Sável e Lampreia, um Sabor D’Ouro’, o programa conta este ano com um Safari Gastronómico ‘TuriRest D’Ouro’ [ver mapa], que permitirá às pessoas inscritas uma visita pelos 21 restaurantes participantes na Festa à procura de pistas que ajudem a solucionar um questionário a fornecer pela organização.

Carlos Brás, vereador do Turismo

Carlos Brás, vereador do Turismo

‘Workshop de finger food’ novamente nesta edição

O programa de 2014 contou com um ‘workshop’ onde participou o chefe Hélio Loureiro. Para esta edição, a Câmara Municipal repetiu a experiência, no dia 18 de fevereiro, e juntou na Casa Branca de Gramido o chefe Elísio Bernardes, da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, e formadores e formandos da Atual Gest para desenvolverem novas modalidades de apresentação da lampreia e do sável, para degustação em pequenas porções.

Pescadores ganham Posto de Controlo e Registo em Gondomar

Para este ano, a 6 de março, está ainda prevista a realização de um debate sobre “A pesca: ontem, hoje e amanhã”, com a participação dos pescadores de Ribeira de Abade. De resto os pescadores gondomarenses foram ainda “presenteados” a 13 de fevereiro com a inauguração do Posto de Controlo e Registo de Pescado na Praça dos Pescadores, que também recebeu uma placa referenciadora.
Ao Vivacidade, Carlos Brás garante que “esta estrutura, em parceria com a DocaPesca e a VianaPescas, vai permitir aos pescadores registarem as suas procuras sem terem que se deslocar à lota de Matosinhos ou ao posto da Afurada.” “O Município aposta na viragem para o rio Douro. O desenvolvimento turístico que o rio Douro permite não é incompatível com as iniciativas tradicionais de pesca”, lembra o vereador.
Quanto à programação da XXIV edição da Festa do Sável e da Lampreia, o vereador do Turismo refere que a aposta para este ano é “no público mais jovem”. “É uma preocupação que já tivemos no ano passado. Este ano voltamos a reforçar essa aposta para a captação de novos clientes”, afirma Carlos Brás. Para além da aposta na juventude, o autarca quer, a posteriori, certificar a ‘Lampreia do rio Douro’, criando uma espécie de marca registada.

, ,