São Bento das Peras com cartaz alargado

Foto: Arquivo Vivacidade

Foto: Arquivo Vivacidade

A romaria a S. Bento das Peras e S. Cristóvão da cidade de Rio Tinto arranca a 3 de julho e prolonga-se até ao dia 12 com um cartaz alargado de iniciativas recreativas, culturais e profanas.  

No dia 3 de julho, o Ginásio da Venda Nova vai promover um sarau desportivo no palco do Largo do Mosteiro, em Rio Tinto. A iniciativa marca o início da romaria a S. Bento das Peras e S. Cristóvão, organizada pela Comissão de Festas da freguesia e pela Junta de Rio Tinto, em parceria com a Câmara Municipal de Gondomar.

Seguem-se dezenas de iniciativas agendadas para o palco do largo riotintense, junto à Igreja Matriz da freguesia. No dia 4, a Orquestra dos Alunos da Escola Básica Infanta D. Mafalda atua pelas 16h. O espetáculo antecede a realização do XV Festiva de Folclore de Rio Tinto, organizado pelo Grupo Etnográfico da Escola Preparatória de Rio Tinto. Já no dia 5, a Igreja Matriz recebe a missa solene em honra do São Bento das Peras.

Cinco dias depois, a romaria regressa à freguesia com o concerto do conjunto musical Os Iniciadores, que atuou recentemente no Rio Tinto em Festa.

Para os dias 11 e 12 estão previstas atuações musicais da Banda de Música do Pejão, da Banda de Música de Loureiro, da Banda de Música São Cristóvão de Rio Tinto e da Fanfarra Juventude da Madalena. O dia 11 encerra com a tradicional sessão de fogo de artifício, marcada para as 23h45.

Quando o relógio marcar as 18h do dia 12, sai para a rua a procissão em honra de São Bento das Peras e S. Cristóvão.

Ao Vivacidade, Nuno Fonseca, presidente da Junta de Rio Tinto, destaca a melhoria da qualidade da festa e o reforço da iluminação pública. “A Junta vai apoiar financeiramente com um valor semelhante ao do ano passado e vai prestar o apoio logístico necessário”, esclarece o autarca.

, , ,