São Brás: Baguim do Monte arranca o ano em festa

Procissão São Brás - janeiro 2017

A procissão será novamente o ponto alto das festividades / Foto: Arquivo Vivacidade

De 29 de janeiro a 5 de fevereiro, a freguesia de Baguim do Monte volta a honrar São Brás, santo que livra o povo das maleitas da garganta. A Majestosa Procissão (3 de fevereiro) e o concerto do músico Marante (4 de fevereiro) são os destaques do cartaz deste ano.

A Confraria do Sagrado Coração de Maria e São Brás, a paróquia de Baguim do Monte, a Confraria Gastronómica de Rojões e Papas de Sarrabulho de Baguim do Monte e a Junta de Freguesia de Baguim do Monte vão promover as Festas a São Brás 2017.

A programação das festividades conta com a tradicional Majestosa Procissão, o Concurso Gastronómico de Rojões e Papas de Sarrabulho à moda de Baguim e o concerto do músico Marante.

“Estas festividades têm a sua tradição religiosa e gastronómica com uma identidade muito própria. Nos últimos anos temos recebido a visita de muita gente porque a tradição espalha-se pela Maia e Valongo”, afirma o pároco de Baguim do Monte, Lucindo Silva.

Para Mário Moreira, da Confraria do Sagrado Coração de Maria e São Brás, considera as Festas a São Brás têm “passado por algumas dificuldades”, contudo, sublinha, “vai-se fazendo dentro do possível”. “As promessas têm diminuído porque hoje as pessoas vão mais depressa ao médico do que ao santo”, lamenta o membro da irmandade.

Por sua vez, Paulo Araújo, chanceler-mor da Confraria Gastronómica de Rojões e Papas de Sarrabulho de Baguim do Monte, destaca os concertos da Elite Band e do músico Marante, além do tradicional concurso gastronómico promovido pela irmandade.

“A Confraria Gastronómica volta a manter os seus eventos nas Festas a São Brás. Esperamos que os baguinenses e os gondomarenses visitem o Largo de São Brás”, refere Paulo Araújo.

Até ao fecho desta edição o jornal Vivacidade não conseguiu obter resposta do presidente da Junta de Freguesia de Baguim do Monte, Nuno Coelho.

Refira-se que as Festas a São Brás contam com o apoio da Câmara Municipal de Gondomar.

Elite Band estreia-se nas Festas a São Brás
O grupo musical Elite Band vai realizar a sua primeira apresentação pública ao vivo no dia 4 de fevereiro, pelas 21h30, no Largo de São Brás. A banda é composta por cinco elementos baguinenses – Diana Lopes (voz e guitarra), Paulo Araújo (voz e guitarra), Carlos Marques (teclados), António Rodrigues (viola baixo) e Fernando Silva (bateria) – e pretende apresentar “um repertório com diferentes ritmos e géneros musicais”.

Programa das Festas a São Brás 2017:
29 de janeiro:
11h – Cerimónia de entronização dos novos confrades da Confraria Gastronómica “Rojões e Papas de Sarrabulho” de Baguim do Monte, na Igreja de Baguim do Monte;

3 de fevereiro:
8h – Banda Musical de Baltar (Paredes)
11h – Missa solene com sermão em honra de São Brás;
12h – Reunião do júri do 18.º Concurso Gastronómico Rojões e Papas de Sarrabulho de Baguim do Monte, no Largo de São Brás;
15h – Majestosa Procissão;

4 de fevereiro:
21h30 – Concertos Elite Band e Marante, no Largo de São Brás;

5 de fevereiro:
15h – Rancho Folclórico de Gens e Rancho Folclórico “As Farrapeirinhas” de Baguim do Monte;
21h30 – Entrega de prémios do 18.º Concurso Gastronómico Rojões e Papas de Sarrabulho

, , , , ,
Um comentário em “São Brás: Baguim do Monte arranca o ano em festa
  1. E sim uma grande festa para inverno hoje não e fácil orientar tudo ao pormenor e vem haja quem assim faz uma grandiosa festa

Comments are closed.