Sável e lampreia em degustação até março

Carlos Brás, vereador do Turismo

Carlos Brás, vereador do Desenvolvimento Económico e Empreendedorismo da CMG / Foto: Pedro Santos Ferreira

A 25ª edição da Festa do Sável e da Lampreia está a decorrer até ao dia 20 de março. O evento gastronómico conta com a participação de 24 restaurantes de Gondomar e deslocou-se, este ano, para Gramido.

Iniciou a 19 de fevereiro a XXV Festa do Sável e da Lampreia de Gondomar. O evento mudou-se para Gramido e está mais próximo do rio Douro, local de captura do sável e da lampreia. A festa assenta na promoção do fim de semana gastronómico, realizado entre os dias 19 a 21 de fevereiro, e do concurso gastronómico, no dia 10 de março.

“Este festival conta já com 25 anos e esta é uma data assinalável. Por isso, quisemos também diferenciar a edição deste ano e contamos com a unanimidade dos restaurantes participantes no concurso gastronómico para deslocalizar o evento para Gramido”, revela Carlos Brás, vereador do Desenvolvimento Económico e Empreendedorismo da Câmara Municipal de Gondomar.

A continuidade do concurso gastronómico foi posta à consideração dos 24 restaurantes e mereceu a aprovação de todos os concorrentes. “Existiam algumas dúvidas sobre a continuidade da prova gastronómica mas ficou decidido que deveria existir”, afirma o autarca.

Segundo Carlos Brás, a gastronomia representa “um dos vetores estratégicos para a autarquia”. “A gastronomia transmite a nossa tradição  e o caso da lampreia é um bom exemplo disso mesmo”, conclui o vereador.

Lampreia à bordalesa e sável frito em competição

À semelhança das edições anteriores, haverá prémios para os três restaurantes melhores classificados nas categorias Lampreia à Bordalesa e Sável Frito. O júri do concurso será encabeçado pelo chef Hélio Loureiro. A prova gastronómica realiza-se a 10 de março. A entrega de prémios está marcada para as 17h, na Quinta do Passal.

“Estamos a trabalhar na certificação da lampreia”

Para Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, a Festa do Sável e da Lampreia é de “grande importância económica” para o concelho. O edil gondomarense vai ser júri do concurso gastronómico e destaca a aposta da autarquia na gastronomia. “Estamos a trabalhar na certificação da lampreia”, recordou ao Vivacidade.

, , , ,