Sável e Lampreia estiveram em destaque até março

Prova cega na Casa Branca de Gramido / Foto: Pedro Santos Ferreira

Prova cega na Casa Branca de Gramido / Foto: Pedro Santos Ferreira

A 24ª edição da Festa do Sável e da Lampreia, inaugurada a 13 de fevereiro, terminou a 15 de março com o 11.º Fim de Semana Gastronómico “Sável e Lampreia, Um Sabor D’Ouro”, no Multiusos de Gondomar.

Durante um mês o concelho recebeu diversas iniciativa no âmbito da 24ª edição da tradicional Festa do Sável e da Lampreia. Após a inauguração oficial do certame a 13 de fevereiro, em Ribeira de Abade, realizou-se, a 21 de fevereiro, uma rota pelos 21 restaurantes participantes no festival. O Concurso “Lampreia à Bordalesa” e “Sável Frito”, com a habitual prova cega do júri na Casa Branca de Gramido, em Valbom, realizou-se a 4 de março. No mesmo dia foram entregues os prémios e diplomas aos restaurantes a bordo de um barco rabelo.

No dia 8 de março a Festa do Sável e da Lampreia passou por Areja, na Lomba, com a iniciativa “Há Lampreia na Aldeia”.

A 24ª edição terminou no Multiusos de Gondomar com o 11.º Fim de Semana Gastronómico “Sável e Lampreia, um Sabor D’Ouro”. Em paralelo realizou-se também a exposição “Artesanato D’Ouro”, no mesmo espaço.

“Estrelas do Douro” e “Cantinho das Manas” vencem Concurso da “Lampreia à Bordalesa” e do “Sável Frito”

Vencedores da categoria "Sável Frito" / Direitos Reservados

Vencedores da categoria “Sável Frito” / Direitos Reservados

Os restaurantes “Estrelas do Douro” e “Cantinho das Manas” obtiveram o primeiro lugar, nas respetivas categorias, no Concurso da “Lampreia à Bordalesa” e do “Sável Frito” de 2015. O anúncio foi feito a bordo de um barco rabelo, em Ribeira de Abade, numa sessão que contou com a presença de Carlos Brás, vereador do Turismo da Câmara de Gondomar, Aníbal Lira, presidente da Assembleia Municipal, e Melchior Moreira, presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal, entre outras individualidades.

“Esta é uma iniciativa de sucesso porque os restaurantes aderentes têm crescido de ano para ano. Queremos certificar cada vez mais o sável e a lampreia, que têm um sabor único quando cozinhados pelas pessoas de Gondomar”, disse Melchior Moreira em discurso.

Vencedores da categoria "Lampreia à Bordalesa" / Direitos Reservados

Vencedores da categoria “Lampreia à Bordalesa” / Direitos Reservados

Carlos Brás mostrou-se igualmente satisfeito com mais uma edição do concurso gastronómico. “Esta edição prova que o Festival não está morto, bem pelo contrário, e isso pode comprovar-se pela adesão dos restaurantes a este concurso”, referiu o vereador do Turismo do Município.

Na categoria “Lampreia à Bordalesa”, foram destacados os restaurantes “Figurino do Douro” e “Madureira Vera Cruz”, enquanto na categoria “Sável Frito” foram distinguidos os restaurantes “Flor do Nilo” e “Margem Douro”.

,