SC Rio Tinto aposta no ciclismo e abre equipa de BTT

Equipa BTT SC Rio Tinto

Atletas da equipa de BTT do SC Rio Tinto / Foto: DR

O Sport Clube Rio Tinto anunciou no início deste mês a criação de uma secção de BTT. A iniciativa representa uma estreia do clube no ciclismo.

Após 92 anos de história o Sport Clube de Rio Tinto apostou pela primeira vez no ciclismo com a criação de uma secção de BTT. O projeto liderado por Bruno Soares, ex-betetista das equipas Rodabike e Longusbike, foi apresentado à direção em dezembro do ano passado, ideia que Jorge Pina, presidente do clube, rapidamente acolheu. “O Bruno veio propor à direção a criação de uma equipa de BTT e nós estamos sempre disponíveis para abrir novas modalidades. Dentro das nossas possibilidades, que é sobretudo a cedência de instalações aos atletas, queremos criar outras modalidades no Sport”, afirma o dirigente desportivo.

Segundo Bruno Soares, sócio do SC Rio Tinto e amante do BTT, a ideia “surgiu por acaso”, após um treino do filho em que estava a chover. “O meu filho disse que não queria treinar e começamos a falar de ciclismo para o distrair. A conversa foi ouvida por membros da direção do clube que imediatamente lançaram o desafio de criar uma equipa de BTT”, conta o portuense que mora em Rio Tinto desde os seis anos.

A ideia ganhou forma e a equipa, formada por Bruno Soares, António Mendes, Hugo Pereira, Luís Ferreira e Marco Almeida, participou na primeira prova ao serviço do SC Rio Tinto, integrada no Campeonato Open BTT XCO Maia 2016, no dia 24 de janeiro.

“Os atletas que temos vão trabalhar em conjunto e com o propósito de elevar o nome do clube. Assim sendo, formamos uma equipa de pessoas que se conheciam para termos um objetivo comum. Queremos pedalar todos para o mesmo lado”, refere Bruno Soares.

A par da vertente competitiva, a aposta no ciclismo surge também com uma secção “Ciclismo para Todos” que prevê a integração de sócios ou simpatizantes do clube na modalidade, com caráter não competitivo.

De acordo com o responsável pela secção de BTT, o objetivo para esta primeira época passa por “participar no maior número de provas possíveis a nível local, regional e nacional, na Taça de Portugal”.

A equipa de BTT do SC Rio Tinto regressa à competição no dia 14 de fevereiro em Nogueira e Silva Escura, na Maia.

Apresentação aos sócios no regresso a casa

A apresentação da secção de BTT aos sócios do SC Rio Tinto poderá realizar-se durante o jogo contra o S. Pedro da Cova, a contar para a 22ª jornada da Divisão de Elite Pro-nacional. “Esta é a primeira aposta no ciclismo e queremos que o clube seja catapultado para outras localidades”, conclui Jorge Pina.

, , , ,