Semana Cultural de Melres e Medas tem lugar de 7 a 16 de setembro

José Paiva, presidente da União das Freguesias de Melres e Medas / Foto: Pedro Santos Ferreira

A União das Freguesias de Melres e Medas vai realizar a 5ª Semana Cultural de Melres e Medas, de 7 a 16 de setembro, na Rua Padre Jerónimo, junto ao rio Douro.

A Semana Cultural de Melres e Medas está prestes a ter lugar. A iniciativa com mais de uma década foi iniciada pela Junta de Freguesia de Melres e alargou-se a Medas, após a agregação das freguesias. O evento ganhou força, aumentou o número de coletividades e alargou o número de dias em que se fixa junto ao rio Douro, na Rua Padre Jerónimo.

“Nesta edição vamos bater o recorde na participação das tasquinhas, num total de 14 stands. Além disso, vamos manter uma tenda exclusivamente dedicada ao artesanato e acreditamos que o evento conseguirá chamar cerca de 600 visitantes”, afirma José Paiva, presidente da União das Freguesias de Melres e Medas.

A iniciativa conta com uma vasta programação [ver caixa], a par de exposições, música, dança, animação, desporto e muita festa. Merecem destaque o concerto “Till the End of Time”, que vai recordar os êxitos musicais dos ingleses Queen, a 4ª edição do Peddy Paper e a caminhada Caminho do Mineiro.

“A grande novidade será uma conferência que irá realizar-se no edifício da Junta de Freguesia de Melres e vai centrar-se, precisamente, sobre a história desse espaço, conhecido como Solar da Bandeirinha. A conferência vai ser promovida por Joaquim Soares, um melrense que se tem dedicado ao estudo desta terra”, acrescenta o autarca. Certas são também as tasquinhas, dinamizadas pelas coletividades de Melres e Medas, que vão oferecer comida e bebida aos visitantes da 5ª Semana Cultural.

Ao Vivacidade, José Paiva admite que o evento “tem melhorado e atingiu um bom nível de qualidade”, com uma programação muito assente nas atividades desenvolvidas pelas associações deste território. A Semana Cultural de Melres e Medas conta com o apoio da Câmara Municipal de Gondomar. 

Programação:
1 de setembro
9h – 4.º Peddy Paper

2 de setembro
8h30 – Doube Action (Alma Douro)

7 de setembro
19h – Cerimónia de abertura
21h30 – Grande Noite de Fados

8 de setembro
22h – Concerto Orquestra Vale do Sousa 

9 de setembro
22h – “Till the End Of Time – Songs of Love and Majesty by Queen”

13 de setembro
21h30 – Dezafinados; DouroEncanto; Escola de Música Estúdio 83;

14 de setembro
21h30 – Sarau de Dança 

15 de setembro
18h – Zumba
21h – Caminhada Caminho do Mineiro
21h30 – Festival Nacional de Folclore

16 de setembro
13h30 – Regata de Valboeiros
15h30 – Encontro de Fanfarras
17h30 – Largada de Paraquedistas
21h30 – Desfile de Vestidos de Noivas Antigas
22h – Concerto Promenade – Banda Musical de Melres
23h – Sessão de Encerramento 

21 de setembro
21h30 – Conferência “Melres – Das origens ao Solar da Bandeirinha”

, , , ,