Semana da Parentalidade abrangeu 245 participantes

Semana da Parentalidade - março 2017

A Semana da Parentalidade decorreu em Rio Tinto / Foto: Pedro Santos Ferreira

O tema “Parentalidades: Vivências e Desafios” dominou a Semana da Parentalidade, entre os dias 21 e 24 de fevereiro, em Rio Tinto. A iniciativa contou com a participação de 245 pessoas.

A Semana da Parentalidade teve início a 21 de fevereiro com o colóquio “Parentalidades: Vivências e Desafios”, no auditório da Escola Secundária de Rio Tinto. A conferência promoveu o debate sobre os temas “O sistema da promoção dos direitos e proteção das crianças e jovens em perigo” e “Quando a decisão é retirar a criança do contexto familiar”.

O ponto alto da Semana da Parentalidade inaugurou ainda um conjunto de atividades que se prolongaram até o dia 24 de fevereiro, no Liceu Martim Fernandes e na Escola Secundária de Rio Tinto.

“O balanço desta semana foi bastante positivo, uma vez que integrou um conjunto de 10 workshops destinados a famílias e abrangendo 245 participantes, 121 dos quais beneficiários da prestaçãoo de Rendimento Social de Inserção (RSI), em acompanhamento pelas equipas do Protocolo do Centro Social de Soutelo”, afirma Mariana Eugénio, da Comissão Organizadora da Semana da Parentalidade.

Ao Vivacidade, a responsável da organização, destaca o envolvimento de “várias entidades locais”, com destaque para o momento inaugural, protagonizado por Paulo Guerra, juiz desembargador e diretor-adjunto do Centro de Estudos Judiciários, e Carla Ramos, presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Gondomar, num painel moderado por Natália Ferreira, da Escola Básica e Secundária de Rio Tinto.

“Paulo Guerra trouxe-nos uma comunicação sobre o modo de organização e funcionamento do sistema de promoção dos direitos e proteção das crianças e jovens em perigo, segundo a lei vigente, sublinhando a necessidade de acordos de promoção e proteção personificados, ou seja, desenhados em cada processo, para cada criança”, destaca Mariana Eugénio.

De acordo com a organizadora, o “sucesso desta iniciativa e a relevância da temática abordada” terá garantido “a realização de uma nova edição”.

A Semana da Parentalidade foi organizada pelo protocolo de RSI do Centro Social de Soutelo (CSS) e os projetos de intervenção comunitária do CSS (Projet’Arte e A Escolha é Tua E6G), com as parcerias dos Serviços Educativos da instituição riotintense, Escola Secundária de Rio Tinto e Associação Tuberculosos do Norte de Portugal.

, , , ,