Semana da Parentalidade debateu a importância dos afetos

O Centro Social de Soutelo promoveu, no dia 19 de fevereiro, a 2ª edição da Semana da Parentalidade. Este ano, a iniciativa escolheu o tema “Os afetos na Parentalidade” como elemento orientador de todas as atividades.

Desta forma, a semana iniciou com um encontro de técnicos, no Auditório Municipal de Gondomar. Pelo palco foram passando diversos convidados especialistas na matéria dos afetos: Liliana Pinheiro (Lugar dos Afectos), Diana Alves (FPCEUP), Elisabete Gama, Sara Leitão (FPCEUP) e Sandra Nogueira (FPCEUP), entre outros convidados.

“Quando idealizamos esta 2ª Semana da Parentalidade, pensamos que tão importante como as funções parentais é esta função afetiva, a capacidade de transmitir afeto, que é fundamental ao nível da vinculação, nomeadamente entre pais e filhos. Por isso, com esta iniciativa queremos sensibilizar e consciencializar para a importância não só da relação entre pais e filhos, mas de todas as relações humanas, porque os afetos são transversais a qualquer relação”, afirma Sofia Costa, da organização do evento.

As atividades prolongaram-se até 22 de fevereiro através da realização de workshops, oficinas, terapias, yoga e apontamentos musicais. O público destas atividades foram, entre outros, beneficiários RSI, famílias e a comunidade.

A Semana da Parentalidade ficou também marcada com a apresentação da Manta dos Afetos, uma iniciativa que envolveu centenas de pessoas, desde técnicos até aos utentes do Centro Social de Soutelo.

De acordo com a organização, no total, a Semana da Parentalidade terá envolvido cerca de 300 participantes.

, , , , ,