“Sentir D’Ouro” levou idosos a passear de barco

"Sentir D'Ouro" - outubro 2016

O “Sentir D’Ouro” levou milhares de idosos a passear de barco / Foto: Pedro Santos Ferreira

A Câmara Municipal de Gondomar realizou a 1ª fase da iniciativa “Sentir D’Ouro”, destinada aos inscritos no Programa Idade D’Ouro, durante o mês de outubro. Milhares de idosos passearam de barco numa viagem entre Gondomar e Marco de Canaveses.

A 1ª fase da iniciativa “Sentir D’Ouro”, que visa promover o bem-estar e qualidade de vida das pessoas inscritas no Programa “Idade D’Ouro”, realizou-se este mês. Assim, milhares de idosos tiveram a oportunidade de passear de barco pelo rio Douro, num dia pautado por diversos momentos de animação e um almoço servido a bordo das embarcações.  

“A iniciativa que hoje realizamos é um momento de convívio diferente que proporciona visitas cá dentro, em vez de visitas à Malafaia como fazia o anterior executivo. No fundo, procuramos replicar a iniciativa que já temos vindo a organizar para os alunos do 1.º ciclo. O objetivo é dar a conhecer o nosso território e as potencialidades turísticas do concelho. Não fazíamos ideia que existiam tantos idosos que não conhecessem Gondomar ou que não tivessem andado de barco”, afirmou Marco Martins, presidente do Município de Gondomar, no balanço da iniciativa.

Para o autarca, o Programa “Idade D’Ouro”, que conta com mais 13.500 inscritos, “é um sucesso”. “Tínhamos cerca de 7.500 inscritos no cartão ‘Idade Mais’ e neste momento já temos 13.750 inscritos no cartão ‘Idade D’Ouro’. É um crescimento muito significativo e achamos que ainda tem hipótese de vir a aumentar”, referiu Marco Martins.

Segundo Marco Martins, o Programa “Idade D’Ouro” poderá ter novas vantagens brevemente, estando a Câmara de Gondomar a ultimar pormenores com o comércio local e o movimento associativo gondomarense. “Estamos também a ultimar um conjunto de atividades físicas gratuitas para os idosos, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto. Em novembro iremos apresentar esse projeto que vai realizar-se nas várias freguesias do concelho”, revelou o edil gondomarense.

O Vivacidade acompanhou a última viagem de barco da 1ª fase da iniciativa “Sentir D’Ouro” a convite do Município de Gondomar.

Projeto municipal prevê remodelação do Cais da LixaA Câmara Municipal de Gondomar e a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) apresentaram uma candidatura a fundos comunitários para um projeto de remodelação do Cais da Lixa, em Covelo. “A Rua Combatente Rolando Santos Pinto, em Covelo, irá passar para uma faixa de nove metros de largura com passeio, uma ciclovia, uma zona de estacionamento e paragem de autocarros. Por sua vez, o cais vai passar a ter quatro espaços de acostagem. O objetivo é que esses navios passem a atracar ali e que tragam um impacto económico a Gondomar”, conclui Marco Martins, que espera iniciar a obra em 2017.

, ,