Água de Gondomar 100% segura para consumo humano

A qualidade da água destinada ao consumo humano, fornecida pela AdG através de sistemas públicos de abastecimento, é objeto de um controlo rigoroso por parte da ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, a mais elevada instância nacional competente para a coordenação e fiscalização da aplicação da legislação vigente na matéria.

Programa de controlo da qualidade da água – recolha de amostras semanal

A qualidade da água que todos os dias chega aos lares dos gondomarenses é uma preocupação constante da AdG, pelo que operacionalizamos um exigente tratamento da água na torneira do consumidor. Neste sentido, é implementado anualmente um programa de controlo operacional da qualidade da água, através do qual a água distribuída na rede pública e colhida nas torneiras dos consumidores é submetida a centenas de milhares de análises anuais, em laboratórios acreditados, e os resultados obtidos são controlados pela Autoridade de Saúde (Delegados de Saúde), bem como pela entidade reguladora do sector – ERSAR. Os limites legais de conformidade da água são extremamente exigentes e foram impostos por Diretiva da União Europeia, em consonância com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Os resultados das amostras semanais realizadas para avaliar a qualidade da água distribuída à população são disponibilizados no site da AdG.

Não há necessidade de proceder à instalação de equipamentos para purificar a água

Tendo a AdG tido conhecimento de tentativas de comercialização de equipamentos para purificar a água, informamos que não há necessidade de se proceder à instalação de tais equipamentos, pelas razões acima evidenciadas. Nessas campanhas são realizadas experiências e transmitidas informações que induzem os consumidores a acreditar que a água distribuída na rede pública é de má qualidade e com potenciais impactos negativos na saúde humana, o que é absolutamente falso. Essas experiências consistem em aplicar uma corrente elétrica à água da torneira, o que faz alterar o estado químico dos elementos constituintes da água, através de um processo denominado eletrólise. A ação da corrente elétrica provoca a formação abundante de uma espuma acastanhada ou preta à superfície da água bem como o respetivo aquecimento.

Os fenómenos verificados na eletrólise de uma água de torneira são totalmente expectáveis face à presença de sais minerais (como os de cálcio, magnésio, potássio, sódio) e de outros elementos (como o ferro), que caracterizam uma água natural tratada, equilibrada e cumpridora dos mais exigentes limites legais com vista ao consumo humano. Esses fenómenos não indiciam qualquer degradação da qualidade da água da torneira, sendo falsas quaisquer afirmações em sentido contrário.

Água de Gondomar 100%segura para consumo humano

Importa, por último, sublinhar que a água da torneira em Gondomar tem sido reconhecida, ano após ano, pela ERSAR que a considera como 100% segura para consumo humano.

A AdG reafirma, por isso, a todos os consumidores que a água da rede pública possui sais minerais e outros elementos que a tornam um produto seguro e equilibrado para o consumo humano.

,