Gondomar assinala Dia Mundial do Autismo

Em 2014, a Câmara associou-se ao “Movimento Light It Up Blue” / Direitos Reservados

Em 2014, a Câmara associou-se ao “Movimento Light It Up Blue” / Direitos Reservados

O Município de Gondomar junta-se este ano, mais uma vez, ao “Movimento Light It Up Blue”, assinalando a passagem do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, o que acontecerá a 2 de abril, data designada pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Assim, o edifício dos Paços do Concelho voltará a ser iluminado de azul, tal como o Monumento ao Ourives e à Ourivesaria e, ainda, os agrupamentos de escolas de São Pedro da Cova, Rio Tinto, Gondomar 1 e À Beira Douro.

Pretende-se com este movimento, de amplitude mundial, avançar para uma maior sensibilização e consciencialização da população para a problemática do autismo. Em Portugal, a Associação Vencer Autismo tem por objetivo ajudar crianças com perturbações do espectro do autismo, pais e todos aqueles que com elas convivem, direta ou indiretamente, fornecendo informação, meios e apoio terapêutico e psicológico.

O autismo é uma perturbação neurológica complexa que afeta a comunicação, o comportamento e as relações sociais, de uma criança em cerca de 110 nos Estados Unidos da América (um rapaz em cada 70). É uma fonte de preocupação crescente no domínio da saúde pública a nível mundial, pois afeta cerca de 67 milhões de pessoas no Mundo.

Esta campanha avança pelo sexto ano consecutivo, depois de, em 2008, a Assembleia Geral das Nações Unidas ter distinguido a necessidade de consciencialização coletiva para os problemas do autismo.

,