Limpeza dos terrenos municipais de Gondomar está assegurada no período de verão

A limpeza de terrenos municipais em área urbana, a limpeza de Faixas de Gestão de Combustível, a limpeza dos circuitos pedonais das áreas de lazer e parques urbanos, e a limpeza de praias, está assegurada na totalidade pelo Município de Gondomar.

“De uma forma global este é o contributo dos serviços da área Ambiente do Município de Gondomar, para a melhoria da limpeza quer dos terrenos do domínio privado do município, através da adoção de procedimentos preventivos nesta altura do ano, nomeadamente sobre o risco de incêndio e de situações de insalubridade, quer dos espaços do domínio público que neste período de veraneio são muito procurados e concorridos tanto pelos Gondomarenses como por pessoas de outros concelhos”, garantiu o Vereador do Ambiente José Fernando Moreira, em relação a uma temática que nesta altura do ano costuma gerar problemas.

O município de Gondomar levou a efeito um procedimento concursal para a sua limpeza dos terrenos municipais em área urbana e de um total de 121 terrenos, com necessidade de intervenção, aproximadamente 43 hectares, cerca de 85% das áreas já se encontram limpas. O vereador do município, considera a ação fundamental, “não só para que se controle o risco de incêndio nos terrenos municipais, mas também para servir de exemplo aos proprietários privados para a limpeza dos seus prédios”.

As Juntas de Freguesia estão encarregues pelo município de efetuar o levantamento no seu território dos terrenos rústicos ou urbanos, que possam potenciar risco de insalubridade ou de incêndio e de notificar os seus proprietários para proceder à sua limpeza. No que toca à ação das juntas de freguesia neste processo e à colaboração dos proprietários na limpeza dos seus terrenos, o Vereador do Ambiente, fez um balanço positivo e considerou imperativo a sensibilização para que os particulares sigam o exemplo de limpeza de terrenos.

Outras das principais preocupações do município de Gondomar, foi a limpeza das faixas de gestão de combustível assinaladas no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, numa ação articulada entre os serviços do Ambiente e da Proteção Civil, levando-se também a efeito um procedimento de contratação externa para a limpeza de Faixas de Gestão de Combustível, num total de 38 hectares.

A limpeza dos circuitos pedonais das áreas de lazer e parques urbanos exigiu particular atenção este ano devido à construção de novas áreas de lazer, circuitos pedonais e passadiços, nomeadamente o Parque Urbano Rio Tinto, o Passadiço do Rio Tinto, a POLIS e o Monte Crasto. As equipas de limpeza criadas desempenham funções de função de varredura, remoção de resíduos e de infestantes, lavagem e desinfeção do mobiliário urbano, despejo, lavagem e desinfeção dos equipamentos deposição de resíduos. Para José Moreira, o principal objetivo destas limpezas “é que os utilizadores destes espaços possam usufruir dos mesmos, com a máxima comodidade e em excelentes condições de higiene e salubridade”.

Por fim, a limpeza das praias, iniciou-se mais cedo este ano, de forma a antecipar o período da época balnear. A juntar a esta limpeza, também se providenciou o reforço do número de contentores convencionais e a colocação de ecopontos de praias para a deposição diferenciada de embalagens de plástico, de metal, de papel e cartão.

,