Temporada regular de concertos é “aposta ganha” para o Município

O ciclo de concertos inicou-se na Fundação Júlio Resende / Foto: Direitos Reservados

O ciclo de concertos inicou-se na Fundação Júlio Resende / Foto: Direitos Reservados

A Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins (OPGB) está a realizar uma temporada regular de concertos em Gondomar. Ao Vivacidade, o projeto inserido na Associação Cultural de Plectro e o Município fazem um balanço positivo da iniciativa.

No dia 8 de maio a OPGB atua no salão paroquial de Jovim. O espetáculo está inserido na temporada regular de concertos do projeto cultural sediado em Rio Tinto. A iniciativa passou pelo Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende no dia 13 de março e pelo Auditório da Banda Musical de Melres no dia 10 de abril.

Ao Vivacidade, António Vieira, diretor artístico da OPGB da Associação Cultural de Plectro, mostra-se satisfeito com a “oportunidade fantástica pela qual ansiava há bastante tempo”. “Sem qualquer tipo de falsas modéstias, todos os nossos concertos têm enorme adesão por parte do público. E esse mesmo público sempre pediu datas e locais fixos no nosso concelho de residência. Podemos ter uma temporada anual planeada, em vez de estarmos sujeitos à sazonalidade de uma agenda, é importantíssimo para o crescimento da orquestra e respetivos músicos e ajuda a fidelizar ainda mais o nosso público”, refere o músico.

António Vieira espera “fidelizar os gondomarenses” para os segundos fim de semana de cada mês. “Queremos que esses domingos sejam para ir ouvir a Orquestra”, admite.

Luís Filipe Araújo, vereador da Cultura da Câmara de Gondomar, também considera a temporada regular de concertos “uma aposta ganha”. Na opinião do autarca, “está cumprido o desejo do Município de ver concretizado um exercício da música, designadamente de plectro, de forma descentralizada”.

A temporada regular de concertos da OPGB termina a 12 de junho com um espetáculo realizado no Monte Crasto.

Festival Internacional de Música de Plectro dá continuidade aos concertos

Após a temporada regular de concertos realiza-se o Festival Internacional de Música de Plectro em Gondomar. O evento está agendado para os dias 8, 9 e 10 de julho. “Está confirmada a Orquestra de Cordas Dedilhadas do Minho e o Duo Chamorro-Mateo (Espanha), bem como a própria OPGB que irá atuar no concerto de encerramento do festival”, garantiu António Vieira ao nosso jornal.

, , , , ,