Tiago precisa de ajuda para comprar novas próteses

Na foto: Luísa e Tiago Mendes/ Foto: Pedro Santos Ferreira

Na foto: Luísa e Tiago Mendes/ Foto: Pedro Santos Ferreira

Tiago Mendes, 25 anos, nasceu sem as duas pernas e um braço mas nunca desistiu de viver uma vida normal. O jovem, natural de Fânzeres, está a gerar uma onda de solidariedade no Facebook, onde já conta com mais de 3.300 “gostos” em menos de um mês e já atingiu metade do valor necessário para a compra de novas próteses. Ao Vivacidade, confessa-se “muito surpreendido” e sublinha “a necessidade diária de ter novas próteses”.

“Nasci assim e sempre vivi assim. Até aos 18 anos fui sempre acompanhado pelo Hospital Santo António e inclusivamente tinha um apoio na aquisição das próteses, mas por falta de verbas esse apoio foi cortado. As próteses que tenho estão largas, magoam-me e eu não posso ficar em casa porque tenho que ir trabalhar todos os dias”, começa por dizer Tiago Mendes, 25 anos. O jovem fanzerense e a mãe, Luísa Mendes, abriram em agosto uma página no Facebook como forma de alertar para a necessidade de trocar de próteses e de angariar dinheiro para comprar novos modelos.

“A deficiência desenvolvida durante a gravidez por perda de líquido amniótico impediu o desenvolvimento dos membros do meu filho”, conta Luísa. Contudo, a condição física não impediu Tiago de “viver uma vida normal”.

O jovem foi escuteiro durante 10 anos e fazia questão de “jogar à bola, praticar escalada, rapel e todas as outras atividades” com o apoio de um “grande grupo”. Ao mesmo tempo, foi também atleta de natação adaptada no FC Porto durante seis anos, etapa que recorda como “uma das mais importantes” onde aprendeu a “lidar com pessoas com limitações físicas e superar as dificuldades”.

Hoje o principal obstáculo é o desgaste das próteses e para resolver o problema é preciso angariar “cerca de 8000 euros” para adquirir as duas próteses.

A campanha solidária tem avançado a bom ritmo e está próxima de atingir metade do valor necessário, após várias iniciativas realizadas em Fânzeres. A par das latinhas espalhadas por vários cafés e  estabelecimentos do concelho, está disponível um NIB [ver caixa 1] e estão agendados dois eventos para setembro [ver caixa 2].

“Hoje sou eu a precisar de ajuda mas no futuro podem ser outras pessoas. Qualquer ajuda, nem que seja só a partilha e divulgação da causa, já é uma ajuda. Estou profundamente agradecido pelo apoio demonstrado”, conclui Tiago Mendes.

, , , , ,
Um comentário em “Tiago precisa de ajuda para comprar novas próteses
  1. Fui professora do Tiago do 1.º ao 3.º ano (inclusive) e já nessa altura o Tiago era o mais independente possível, pois não aceitava ajuda para as tarefas mais banais da sala de aulas (afiar lápis, escrever no quadro segurar qualquer objecto que a mim me parecia grande ele sempre dizia : eu consigo, professora). Era uma criança muito alegre e amiga de ajudar os colegas.

    Durante esses três anos de convivência com ele, recebi muitas lições de vida, por elas quero agradecer-lhe muito.

    Que todos sejam solidários nesta causa, porque o Tiago merece.

Comments are closed.