Trail da Filigrana espera 1000 atletas na 1ª edição

Organização 1.º Trail da Filigrana

David Fernandes, Telmo Viana e Jorge Silva / Foto: Pedro Santos Ferreira

Numa organização inédita em Gondomar, a prova Trail da Filigrana une três coletividades – Gondomar Futsal Clube, Centro Ciclista de Gondomar e Associação Luz e Vida Gondomarense – por uma finalidade: organizar uma prova de atletismo cujo valor das inscrições reverta a favor da formação de jovens atletas.

A 1ª edição do Trail da Filigrana está marcada para 10 de janeiro de 2016. A prova organizada pela Associação Luz e Vida Gondomarense, Centro Ciclista de Gondomar e Gondomar Futsal Clube será composta por três categorias: Trail Longo (25 quilómetros), Trail Curto (15 quilómetros) e Caminhada (6 quilómetros).

O percurso traçado tem início e fim junto ao anfiteatro do Largo do Souto e promete passagens pela ponte Ferreirinha, Gens, Rio Carreiro e Tardariz.

Ao Vivacidade, os presidentes das três coletividades responsáveis pela organização da prova mostram-se entusiasmados com “o primeiro trail organizado em Gondomar com o contributo de três agremiações desportivas do concelho”, assegura Telmo Viana, do Gondomar Futsal Clube.

“Pretendemos que seja mais um dia de festa com mais de 1000 atletas que vão percorrer os trilhos de Gondomar. Esta prova tem como simbolismo ter o ponto de partida e chegada o Largo do Souto, que é um expoente máximo da União das Freguesias de Gondomar, Valbom e Jovim.

Os três clubes têm como objetivo dividir o valor angariado pelas inscrições para fazer face às dificuldades financeiras e assegurar uma aposta reforçada na formação.

“Envolvemos desde o início as autarquias mas fruto das dificuldades de tesouraria existe apenas um apoio logístico. Julgo que as coletividades devem ser premiadas pelo seu trabalho e não devemos assistir de forma serena à promoção de eventos do mesmo género por parte de entidades privadas que recebem outro tipo de apoios institucionais”, lamenta o dirigente.

O Trail da Filigrana conta atualmente com 300 inscritos. Os preços de inscrição na prova vão manter-se até à data limite de inscrição (5 de janeiro de 2016).

Custos de inscrição na prova:

Trail Longo 25km: 12 euros;
Trail Curto 15km: 10 euros;
Caminhada 6km: 4 euros;
Até 31 de dezembro os grupos ou equipas com mais de cinco elementos têm um desconto de 10% na sua inscrição.

Parceria tem futuro:

Ao Vivacidade, Jorge Silva, do Centro Ciclista de Gondomar, adiantou ainda a intenção de manter a parceria entre os três clubes. No horizonte está também a organização de uma prova de estrada e trail a 25 de abril de 2016.

, , , ,