Trail da Filigrana realiza-se a 13 de janeiro

Trail da Filigrana - dezembro 2018

A prova tem início junto ao anfiteatro do Largo do Souto, em São Cosme / Foto: Arquivo Vivacidade

A 4ª edição do Trail da Filigrana vai ter lugar a 13 de janeiro. A prova, organizada pelo Gondomar Futsal Clube e Centro Ciclista de Gondomar, espera a participação de 1200 inscritos.

A próxima edição do Trail da Filigrana já tem data e inscrições abertas aos interessados em percorrer 25, 15 ou 10 quilómetros em trail ou caminhada. A principal novidade é a criação de um percurso de 10 quilómetros para o trail, medida que resultou também na ampliação da distância da caminhada até à dezena de quilómetros.

“A abertura de uma nova categoria de prova pretende corresponder aos atletas que querem iniciar-se no trail. Em rigor, foi uma ideia do Jorge Silva [presidente do Centro Ciclista de Gondomar] e está de acordo com aquilo que pretendemos para os atletas que participam nesta prova. Desta forma promovemos a iniciação nesta modalidade a muitas pessoas que até aqui têm optado pela caminhada”, afirma Filipe Leitão, porta-voz do Trail da Filigrana.

No percurso são esperadas pequenas alterações e, de acordo com a organização, em termos desportivos o objetivo passa por “consolidar a prova no calendário competitivo”. “Num futuro próximo, queremos avaliar se temos condições para colocar a prova na Associação Trail Running Portugal”, garante Filipe Leitão ao nosso jornal.

Um dos ingredientes para o sucesso do Trail da Filigrana tem sido a estreita colaboração entre o Centro Ciclista de Gondomar e o Gondomar Futsal Clube, condição que os presidentes de ambas as direções pretendem manter.

“Tentamos sempre melhorar o evento, sempre a pensar no interesse dos atletas, porque são eles o nosso foco principal. Acredito que estamos no bom caminho”, salienta Jorge Silva, presidente do Centro Ciclista de Gondomar.

A opinião é partilhada por Telmo Viana, presidente do Gondomar Futsal Clube.

“Sem dúvida, as associações que ‘arriscam’, deviam e mereciam claramente mais acompanhamento e reconhecimento em diversas amplitudes. Nós vamos continuar a trilhar o nosso caminho paulatinamente e sem atropelos”, garante o dirigente associativo.

O 4.º Trail da Filigrana conta com os apoios da Câmara de Gondomar, União das Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim, União das Freguesias de Covelo e Foz do Sousa e União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.

, , , ,