Trail da Filigrana teve cerca de 1500 inscritos

2.º Trail da Filigrana - fevereiro 2017

O Trail da Filigrana voltou a superar a marca dos mil participantes / Foto: Pedro Santos Ferreira

Mais de 1100 atletas participaram no 2.º Trail da Filigrana, no dia 22 de janeiro. Ao Vivacidade, a organização da prova faz um balanço “francamente positivo” da 2ª edição. 

António Braziela, da equipa Oralklass/Amigos do Trail, foi o vencedor do 2.º Trail da Filigrana, prova organizada pelo Gondomar Futsal Clube e Centro Ciclista de Gondomar. O atleta completou o percurso o Trail Longo (25km) em menos de duas horas, tendo batido os 190 atletas que disputaram esta categoria.

De acordo com a organização, o 2.º Trail da Filigrana contou com 1500 inscritos, sendo que só 1150 atletas participaram e concluíram as três vertentes – Trail Longo, Trail Curto e Caminhada – da prova.

“Fazemos um balanço francamente positivo do evento. Consolidamos a prova no calendário nacional, aumentamos o número de inscritos e já temos a máquina afinada para as próximas edições”, afirmou Telmo Viana, porta-voz da organização.

O organizador considerou o Trail da Filigrana “uma certeza desportiva para Gondomar” e prometeu nova edição em 2018. “Estamos a tentar, de acordo com as características e realidade da nossa prova, integrá-la num dos Circuitos Nacionais da Associação Trail Running Portugal, tendo, eventualmente, outra distância”, considerou Telmo Viana.

O 2.º Trail da Filigrana contou com 191 atletas no Trail Longo, 738 atletas no Trail Curto e cerca de 200 atletas na caminhada. O evento conta ainda com o apoio e colaboração da Câmara Municipal de Gondomar, da União das Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim, da União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo e da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.

Vencedores do 2.º Trail da Filigrana:
António Braziela, Oralklass/Amigos do Trail – 1.º classificado do Trail Longo (25km):
“É sempre bom ganhar, é o reconhecimento do trabalho durante a semana. Estou muito contente. Esta é uma prova com subidas longas e duras, um percurso duro, como eu gosto”

Pedro Tapadas, Gondomar Futsal Clube – 1.º classificado do Trail Curto (15km):
“Participar num trail perto de casa e conseguir a vitória é sempre especial. Este prémio fica em casa [Gondomar]. A prova é boa e tem algumas partes técnicas para os apreciadores de trail. Agora sinto-me na obrigação de defender o título em 2018”

Lucinda Sousa, Gondomar Futsal Clube – 1ª classificada do Trail Longo (25km):
“Vencer esta prova, no meu concelho, é sem dúvida um grande orgulho, sobretudo num ano tão especial para Gondomar”

Fátima Coelho, individual – 1ª classificada do Trail Curto (15km):
“Em relação ao ano passado foi muito melhor. Corro sempre com a expectativa de tentar ganhar e felizmente consegui um lugar no pódio”

, , , ,